Identificação de Cascalheiras vai contribuir para a recuperação de estradas do oeste

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Infraestrutura Antigo > Identificação de Cascalheiras vai contribuir para a recuperação de estradas do oeste

DSCN1985O projeto de Regularização das Cascalheiras na Região do Cerrado, desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), já identificou mais de 150 pontos com indícios favoráveis a implantação de jazidas de cascalho no Oeste da Bahia através de imagens via satélite. Destes pontos, 13 já foram confirmados como sendo próprios para a extração do cascalho. Este projeto vai contribuir para a manutenção das estradas vicinais que dão acesso às propriedades agropecuárias da região.

Após o trabalho de identificação e mapeamento do perímetro da cascalheira, o passo seguinte é a obtenção de documentos para o cadastro desses locais junto ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM) em Salvador. Neste processo, alguns produtores com pontos identificados em suas propriedades localizadas nas comunidades de Roda Velha, Cascudeiro e Pratudão, já estão fornecendo os documentos para a regularização e estas deverão ser as primeiras regiões beneficiadas pelo projeto.

DSCN1979“ Com o cadastro realizado, o licenciamento pode ser obtido junto à secretaria de Meio Ambiente do município onde se encontra a cascalheira”, explicou Tiago Rodrigues, analista ambiental da Aiba, acrescentando que, “ em no máximo dois meses, a extração do cascalho nos pontos identificados deverá ser iniciada antes do período crítico de chuva”.

O projeto de Regularização das Cascalheiras, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro), está sendo executado pela Aiba em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.