Fórum discute o panorama da bananicultura na Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Fórum discute o panorama da bananicultura na Bahia

SPRB/FAEB e Aiba realizam evento para discutir sobre o mercado da banana na região oeste.

O primeiro Fórum Baiano de Mercado da Banana aconteceu na última terça-feira (20), com apresentação das potencialidades a serem desenvolvidas na região oeste para produtores rurais, técnicos, pesquisadores de instituições e representantes de associações da fruticultura regional e interestadual.

Na primeira palestra o destaque foram os dados da Abrafrutas e CNA, que mostram um panorama geral da bananicultura no Brasil e na Bahia. No mercado da fruticultura o Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas – 33,3 bi de produção em 2017 e utiliza 16% da mão de obra agrícola brasileira. É o país a ocupar o terceiro lugar com grande mercado interno.

“A Bahia está entre os principais estados produtores – o segundo com 13% de produção, mas o setor ainda é pouco explorado para exportação devido às barreiras fitossanitárias. A região oeste tem todos os quesitos para produzir com qualidade e em quantidade para exportar” pontuou o assessor técnico em fruticultura da CNA, José Eduardo Brandão Costa.

De acordo com o assessor a fruticultura da região oeste tem potencial, especialmente no cultivo da banana. “Aqui tem todos os quesitos para produção de qualidade e em quantidade para exportação. Esse é um momento importante para identificar o que precisa ser inserido ou modificado e adequar a produtividade de acordo com as normas fitossanitárias e aspectos tecnológicos, para que o produtor possa alcançar novos mercados”, concluiu Costa.

Conhecida pelo cultivo de grãos e plumas a região oeste agora se prepara para potencializar o segmento da fruticultura. “As discussões iniciaram desde fevereiro deste ano com a realização do Interagro, inserimos um espaço na Bahia Farm Show e agora em nossa agenda, o Fórum para que possamos organizar a cadeia da bananicultura, segmento que já se destaca aqui”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) Moisés Schmidt.

Para Schmidt essa foi uma excelente oportunidade para reunir produtores e interessados no desenvolvimento da produção de bananas do oeste baiano. “Superamos nossas expectativas com a presença de 90 pessoas prestigiando o evento, com o intuito de conhecer novas possibilidades para profissionalizar a bananicultura, alcançar outros mercados e atender outras demandas. Ressalto a importância da união das instituições e associações para que o trabalho possa ter andamento contínuo, resultado promissor e  fortalecimento do agronegócio”, concluiu Schmidt.

O Fórum de Mercado da Banana é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e (SPRB) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e conta com a participação de importantes instituições representantes da fruticultura no país – ABANORTE, ABRAFRUTAS/FRUTAS DO BRASIL, FAEB, CNA e COODEVASF.

Ascom SPRB

Fotos: Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também