Europeus afirmam que Soja Plus é modelo de produção sustentável que desejam

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Europeus afirmam que Soja Plus é modelo de produção sustentável que desejam

SOJA - CAPAOs produtores europeus estão de olho no programa brasileiro Soja Plus de gestão da propriedade rural. O modelo adotado aqui é considerado ideal e deve ser seguido no outro continente. O interesse em exportar a metodologia foi demonstrado pelo secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) e representante da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), Jaime Pirraça, durante do workshop Soja Sustentável, realizado, na última semana, em Mato Grosso.

Segundo Pirraça, o Soja Plus é um modelo que precisa ser divulgado “para que o mundo saiba que o Brasil está fazendo diferente em termos de sustentabilidade”. Ele destacou também que a União Europeia discute o tema da sustentabilidade e que está preocupada com assuntos relacionados a isso, como é o caso da gestão de recursos e desperdício alimentar.

A Europa é grande exportador de produtos agroalimentares e importadora de soja, commoditie utilizada para a agroindustrialização animal. “Cada vez mais há programas de verificação de soja em nível mundial, feitos por empresas e organizações. Por isso, a Fefac organizou um guia que tenta harmonizar todos eles para que haja uma linha de comunicação única. Viemos aqui mostrar como funciona esse guia e ver se os produtores se encaixam nas orientações”, pontuou Pirraça.

Hoje, países como Holanda e Bélgica utilizam o guia para a compra de soja, bem como o Reino Unido usa a publicação como orientador de mercado. Já a França, Alemanha e a Dinamarca estão em fase inicial.

O workshop Soja Sustentável foi realizado após procura da Fefac, que tomou conhecimento sobre o programa Soja Plus, e considerou que o modelo se adequa ao objetivo de levar uma produção sustentável aos consumidores da Europa. Também participaram do workshop, representantes da IDH (Iniciativa para Comércio Sustentável).

O programa na Bahia

DSCN3149O programa foi implantado em 2011 no Mato Grosso, e na Bahia atua desde 2014, através de uma parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Hoje, o programa está presente também no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O Soja Plus na Bahia já atingiu 94 produtores, numa área de mais de 211.000 hectares, em propriedades que empregam 1.808 trabalhadores fixos e 720 temporários. Desenvolvido pela cadeia produtiva da oleaginosa, o ‘Soja Plus’ é um programa de gestão da propriedade rural que busca dar suporte e orientação econômica, social e ambiental aos produtores. Para participar do programa na Bahia, basta ser produtor de soja e associado da Aiba. A inscrição deve ser feita pelo telefone 77 3613 8000 ou pelo e-mail aiba@aiba.org.br. Tanto a inscrição quanto os cursos do programa são gratuitos.

(Com informações do site Olhar Direto).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.