Uma ação educativa voltada à consciência ambiental e à integração entre juventude, o agro e a preservação, marcou o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas do Cerrado, na manhã do último sábado (29), em Luís Eduardo Magalhães. A iniciativa foi promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e pelo Instituto Aiba (IAiba), em parceria com o Projeto Escoteiros Raízes do Agro, os Escoteiros da Associação Mão Amiga, além de pais e integrantes da equipe Aiba.
Segundo Moisés Schmidt, presidente da Aiba, a ação reforça o compromisso ambiental da entidade. “São atividades como esta que reforçam o papel da Aiba em promover práticas sustentáveis junto às novas gerações incentivando a preservar o meio ambiente”, disse Schmidt.
Crianças e jovens escoteiros, acompanhados pelos responsáveis, iniciaram o percurso no Complexo da Bahia Farm Show e seguiram até a Avenida Tancredo Neves, às margens do parque da feira, onde foi realizado o plantio.
Meta de 35 mil mudas
A ação integra a meta da Aiba de plantar, até o fim de 2025, 35 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, em comemoração aos 35 anos da entidade. A proposta foi anunciada durante a 19ª Bahia Farm Show e, desde então, a associação vem firmando parcerias com propriedades rurais e prefeituras para doação e plantio das mudas.
Além das distribuições, o reflorestamento também ocorre por meio das atividades de Educação Ambiental do Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Aiba e instituições parceiras.



Doação de mudas
Durante a 34ª Fenagro, realizada em Salvador até o próximo domingo (7), a Aiba entregou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), 1000 mudas de árvores nativas destinadas ao programa Bahia Mais Verde, reforçando o compromisso da entidade com ações de recuperação ambiental. No estande da Aiba na feira, visitantes também têm acesso à distribuição de mudas nativas do Cerrado. A meta será cumprida no dia 18 de dezembro, com o plantio de mais 1.500 mudas de árvore nativas do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães, com participação de colaboradores da Aiba, convidados das associações da Aliança do Agro, autoridades, lideranças políticas, produtores rurais, Escoteiros do Agro e responsáveis.
Assessoria de Comunicação Aiba – 1.12.2025

Deixe um comentário