Entidades do agronegócio e governo do Estado traçam estratégias para a Operação Safra no Oeste da Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Entidades do agronegócio e governo do Estado traçam estratégias para a Operação Safra no Oeste da Bahia

A menos de dois meses para o início da Operação Safra 2019/20, os detalhes da 6ª edição foram discutidos entre as instituições envolvidas na ação. Durante reunião ocorrida em Salvador, representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), das secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Agricultura (Seagri), além da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), alinharam as estratégias a serem adotadas neste ano.

A Aiba solicitou ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o aumento do número de viaturas para realizar a ronda rural durante os seis meses da operação, que tem início no mês de outubro, período que começa o plantio de grãos na região. O titular da SSP ficou de analisar o pleito, com objetivo de proporcionar mais tranquilidade aos trabalhadores rurais nesta época em que aumenta consideravelmente o número de furtos e roubos de defensivos agrícolas. O pedido foi reforçado pelo secretário de Agricultura, Lucas Teixeira, e pelo superintendente de desenvolvimento do Agronegócio, Adriano Bouzas.

“A Operação Safra é uma iniciativa do governo do Estado, por entender que esse é um período crucial para o homem do campo, que muitas vezes é vítima de violência por parte dos assaltantes. Então, para garantir a segurança da população rural e urbana, a polícia deflagra essa operação, e a Aiba apoia na parte logística e orientando o seu associado a receber os policiais durante as visitas. Tem sido assim desde o começo e a parceria é tão consolidada que viemos aqui renová-la e pedir um reforço”, comentou a produtora Rosi Cerrato, que participou da reunião representando a Aiba.

A ação é realizada pela Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Oeste, do Comando de Policiamento Especializado, da Cipe Cerrado e 3ª Companhia de Polícia Rodoviária. Desde o início da operação, em 2014, a Polícia conseguiu reduzir drasticamente o índice de criminalidade na região, através da presença ostensiva e abordagens que têm resultado na apreensão de armas, drogas e veículos com alguma irregularidade, prisão de criminosos e recuperação de cargas roubadas.

Ao todo, o efetivo policial deve percorrer mais de mil propriedades rurais em 12 municípios do oeste baiano. Além das viaturas na patrulha terrestre, um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer) também é enviado para fazer a varredura aérea quando necessário.

A ação da Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas, cujas as cargas são alvos preferenciais de quadrilhas especializadas neste tipo de roubo, devido ao seu elevado valor comercial.

“A Operação Safra trouxe mais segurança ao campo e às cidades do Oeste baiano. É disso que precisamos para continuar produzindo com pujança e desenvolvendo a nossa região”, pontuou o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também