Entidades do agronegócio apoiam projeto educacional sobre uso racional e manejo adequado da água

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Jovem Aprendiz > Entidades do agronegócio apoiam projeto educacional sobre uso racional e manejo adequado da água

As discussões em torno do uso consciente e manejo dos recursos hídricos dão a tônica do Projeto “Educação Transforma”, promovido pelo Instituto Aiba e apoiado pela NaanDanjain – referência mundial em irrigação inteligente. Durante quatro dias (de 12 a 15 de junho), um técnico da multinacional ministrará uma palestra-treinamento no Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep), em Barreiras, direcionada aos alunos da instituição, com o objetivo de levar conhecimento científico a futuros técnicos agrícolas, de modo a incentivar o uso da irrigação de precisão na produção sustentável de alimentos.

O evento, apoiado por entidades de classe regional, a exemplo da Aiba, Abapa e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), deve reunir mais de 300  pessoas, e terá seu ponto alto no sábado (15), na Fazenda Modelo, onde além de estudantes, os pequenos agricultores da região terão contato com duas modalidades de irrigação: por gotejamento e por aspersão.

A abertura, nesta quarta-feira (12), ficou por conta do presidente da Aiba, Celestino Zanella, que falou para um auditório lotado sobre a importância da irrigação eficiente no processo produtivo, independentemente de escala.

“A irrigação aumenta o potencial de produção de pequenos, médios e grandes produtores. E, ao contrário do que se disseminam por aí, ela não é inimiga do meio ambiente. Ela é forte aliada, pois só através dela é possível garantir a segurança alimentar de uma população cada vez mais numerosa, sobretudo em regiões que sofrem com veranicos, como a nossa. É importante que se diga que os sistemas de irrigação estão cada vez mais inteligentes, fazendo menos pressão aos recursos naturais e combatendo os desperdícios. E nenhum irrigante quer desperdiçar água, energia, tempo e dinheiro. Por isso, sua preocupação em fazer o uso e o manejo correto”, salientou.

Em sua primeira edição, o programa conta, ainda, com o apoio de pesquisadores da Fasb, Uneb, UFV e do Instituto Water for Food, da Universidade de Nebraska.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também