Das centrais gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) no oeste baiano, Barreiras saiu na frente com as atividades comemorativas ao Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) , quando todas as centrais de recebimento de embalagens vazias abrem suas portas, simultaneamente, para a visitação do público. A central de Barreiras é a maior do país em volume de processados, com capacidade operacional anual de 1.500 toneladas e, esta semana, já promoveu duas, das seis atividades programadas.
No dia 04 de agosto, a gerente da unidade, Ana Mércia Brandi, falou sobre o assunto na reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, na presença de autoridades e representantes do setor econômico produtivo local. Segundo ela, o Sistema Campo Limpo é um programa de responsabilidades compartilhadas gerenciado pelo inpEV ( instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação das embalagens) com a participação dos demais elos da cadeia: agricultores, distribuidores e poder público, no processo de devolução de embalagens agrícolas vazias.
“Hoje, o trabalho de logística reversa desenvolvido pelo Sistema Campo Limpo é referência mundial. Cerca de 94% das embalagens plásticas vazias de defensivos comercializadas no país retornam para a indústria. E o Dia Nacional do Campo Limpo é momento para celebrar esses excelentes resultados e propagar outras ações socioeducativas voltadas para agricultores, escolas, distribuidores, autoridades e comunidade”, destacou Ana Mércia.
A segunda atividade, o DNCL na Escola, aconteceu no dia 05 de agosto, no Centro de Educação Ambiental em Luís Eduardo Magalhães, envolvendo 30 alunos do projeto Agente Ambiental Mirim desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária do município. O projeto atende estudantes do ensino fundamental de cinco escolas municipais e tem o objetivo de integrar, congregar e valorizar as atividades das crianças em relação às questões ambientais.
Ainda estão previstos para este mês o DNCL Universitário voltado para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo para adultos e o DNCL Comunidade que estimula o envolvimento da sociedade em iniciativas pela conservação ambiental. Entretanto, o maior destaque nas atividades acontece no dia 18 de agosto com DNCL Portas Abertas, quando a central recebe a comunidade e compartilha o trabalho desenvolvido. Na edição de 2014, mais de 380 alunos participaram da atividade. (Com informações da Ascom Aciagro)
Foto: Ascom Aciagri
Deixe um comentário