Dia Mundial da Água: Projeto Nascentes do Oeste é lançado em Barreiras

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Dia Mundial da Água: Projeto Nascentes do Oeste é lançado em Barreiras

Como parte da celebração do Dia Mundial da Água, foi lançado na manhã desta terça (22), em Barreiras, o programa Nascentes do Oeste. A iniciativa representa uma nova fase do Projeto de Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Região Oeste da Bahia, que já vinha sendo executado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e parceiros. Na temporada que está começando, o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) passa a financiar as atividades aprovadas no planejamento.

Durante a cerimônia, realizada do auditório Aiba/Abapa, foram assinados Acordos de Cooperação Técnica (ACT). Estes documentos determinam as ações que devem ser realizadas nos municípios que aderiram ao projeto, que são: Angical, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães e Cristópolis. 

“Hoje é um dia muito especial, o município de Angical assina este Acordo de Cooperação Técnica com Aiba, firmando uma parceria com os produtores rurais, que é muito importante para revitalização de nossas nascentes degradadas”, afirmou o prefeito de Angical, Emerson Mariani (Mezo).

As principais ações promovidas desde o início, em 2017, foram destacadas durante o evento, a exemplo das 76 nascentes já recuperadas e do prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA), recebido em 2020. Na oportunidade, os participantes assistiram a um vídeo institucional que conta a trajetória do projeto de recuperação de nascentes.

“O projeto caminha para uma nova fase, intitulado Nascentes do Oeste, com novas ações para conservação e proteção dos recursos hídricos, a exemplo das seguintes intervenções: isolamento dos fatores de degradação, introdução de mudas nativas, e métodos de recuperação e proteção de nascentes. E para somar e fortalecer essas ações, somamos firmamos novas parcerias envolvendo outros municípios do Oeste da Bahia”, complementou o analista ambiental da Aiba, Sérgio Pignata.

Educação Ambiental – Para reforçar as ações de Educação Ambiental e sensibilizar a população, quanto a preservação do Meio Ambiente, foi realizado em frente ao prédio da Aiba, a distribuição de mudas de espécies nativas do bioma Cerrado e brindes.

 

“Por meio da participação nessas atividades observamos a importância de estender as ações de educação ambiental, não só dentro da sala de aula. É fundamental trabalhá-las em comunidade”, destacou a coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabriele da Rosa.

Além de promover ações ambientais, a Aiba disponibiliza materiais orientativos e educativos, como o Manual de Recuperação e Proteção das Nascentes, que pode ser acessados gratuitamente pelo link https://aiba.org.br/outras-publicacoes/

Além dos colaboradores da entidade agrícola, o vice-presidente, Seiji Mizote, o diretor financeiro, Hélio Hopp, o diretor executivo, Alan Malinski, a representante do Conselho Fiscal, Carol Zuttion, e o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais,  marcaram presença no evento. Na ocasião, convites para a 16ª edição da Bahia Farm Show foram entregues aos representantes municipais.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também