Curso de preservação do solo é ofertado pela Aiba, Abapa e IBA

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Curso de preservação do solo é ofertado pela Aiba, Abapa e IBA

Durante a semana em que se comemora a preservação do Cerrado, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação dos Produtores Baianos de Algodão (Abapa) e o Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) promovem ações com o intuito de incentivar boas práticas de conservação de solo e água na região oeste da Bahia. Uma delas é o oferecimento de cursos voltados à área ambiental.

O primeiro deles foi sobre Terraceamento: Projeto e Avaliação, ministrado, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), pelo pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Pruski. A capacitação, com direito a aulas teóricas e práticas, foi destinada a produtores rurais, técnicos e profissionais das ciências agrárias, estudantes e professores, a fim de que estes atuem como agentes multiplicadores.

Pruski defendeu a técnica do terraceamento como uma das mais eficazes para garantir a infiltração de água da chuva no solo. Segundo ele, este recurso é voltado para contenção do escoamento superficial da água em terrenos não planos. “Essa prática é mais eficiente já que outras, a exemplo de didáticas e vegetativas, não são suficientes para garantir o aumento da infiltração da água no solo e a consequente redução do escoamento superficial”, pondera.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também