Na sede da Aiba/Abapa, em Barreiras, a manhã de quinta-feira (21) se transformou em um momento de imensa alegria e celebração para os 60 alunos do Curso de Empreendedorismo Social. Foi durante a emocionante solenidade de entrega dos certificados, um evento que contou com a presença calorosa de representantes da diretoria da entidade agrícola, autoridades locais e familiares dos alunos. Uma ocasião marcante e inspiradora para todos os envolvidos.
O curso foi idealizado pelo Instituto Aiba e financiado pela Cargill Agrícola em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho e de Educação. “Acredito que essa parceria gerou bons frutos e representa mais uma conquista para o Instituto Aiba, para os produtores rurais, a Cargill e a Prefeitura de Barreiras, que se prontificaram a apoiar esse programa e investir nesses jovens que tiveram a oportunidade de se conhecerem empreendedores do futuro e contribuir com a sociedade em que vivem”, disse o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Instituto Aiba, Odacil Ranzi.
Com o objetivo de combater o trabalho infantil, o curso atendeu jovens na faixa etária de 14 a 16 anos, que receberam uma bolsa mensal de R$ 400,00 durante os quatro meses de curso. Os jovens atendidos são das localidades interligadas ao Cras I – Santa Luzia, Cras IV – Vila Brasil e Cras VI Rural, da comunidade de Cerradão. Atrelado ao Projeto de Transferência de Tecnologia, por meio do Projeto Integração Campo Cidade, o Programa de Empreendedorismo Social foi pensado para mudar a realidade das pessoas nele inseridas, a exemplo do jovem Shaimo Antunes. “Neste curso aprendi muito, como respeitar as pessoas e o meio ambiente, e outros ensinamentos que irei levar para toda a vida, pois foi uma oportunidade muito importante para mim”, revela o jovem.
“Um dia de festa, muito aguardado pelos alunos e por nós que participamos de todo o processo. Parabenizo a cada jovem pelo empenho e dedicação e agradeço também a nossa diretoria e a parceria da Cargill e da Prefeitura”, agradeceu a coordenadora de Projetos Sociais da Aiba, Aléssia Oliveira. “Para a Cargill o sentimento é de gratidão e alegria por contribuir com esse programa de Empreendedorismo Social, com os jovens e para o desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou a supervisora administrativa da Cargill Agrícola Unidade Barreiras, Érica Brasil.
Com o fim do curso, um Telecentro Comunitário será montado na localidade do Cerradão, que funcionará como Ponto de Inclusão Digital, equipado com computadores conectados à Internet disponíveis para a comunidade. “Parabenizo aos envolvidos, aos pais por confiarem nesse projeto, aos facilitadores que passaram os conhecimentos e a todos que se empenharam e contribuíram para o sucesso deste curso. Quero dizer aos jovens empreendedores, que tiveram esse privilégio de terem acesso à informação e que hoje são certificados, que a partir de agora só dependerá de vocês, pois muitos jovens a partir de hoje irão se espelhar em vocês”, concluiu o vice-prefeito, Emerson Cardoso.
O evento contou com a presença significativa e colaborativa de diversas personalidades que prestigiaram e enriqueceram o momento. Entre eles, o diretor financeiro, Hélio Hopp, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, e a secretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira. Também estiveram presentes, professores do curso, representantes das equipes de apoio das secretarias de Assistência Social e de Educação, colaboradores da Aiba e da Fazenda Modelo, juntamente com os familiares dos alunos, que se uniram para celebrar e reconhecer as conquistas dos estudantes do Curso de Empreendedorismo Social.
Ascom Aiba
Muito Legal