Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais baianos na atividade agrícola

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais baianos na atividade agrícola

agronolCom objetivo de desenvolver um trabalho conjunto para melhorar a coleta de dados referentes às questões meteorológicas voltadas para a agricultura, a Secretaria Estadual da Agricultura/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Seagri/EBDA), o Instituto do Meio Ambiente (INEMA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET 4° DISME), firmaram parceria em reunião realizada na Seagri. O aprimoramento dessas informações meteorológicas vai auxiliar o produtor rural na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. “Esse trabalho de parceria fornecerá uma ferramenta fundamental para o planejamento agrícola do Estado, aumentando a estimativa de produção e evitando as perdas por adversidades climáticas”, ressaltou o secretário estadual da Agricultura Jairo Carneiro, destacando que as informações coletadas estarão disponíveis aos agricultores baianos na internet.

A ideia principal é manter a parceria entre governo estadual, através da Seagri/Ebda e INEMA, e o governo federal, representado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/INMET 4°DISME), para promover a unificação dos dados sobre as condições climáticas do Estado, bem como avançar ainda mais na especialização das estações meteorológicas, diante da dimensão territorial do Estado, o relevo, a posição geográfica, além de sua diversidade climática, tanto regional quanto ao longo do ano.

Este ano o INMET prevê instalar mais seis estações meteorológicas automáticas, com o intuito de cobrir as áreas nas quais não existiam dados climatológicos, para assegurar melhor aproveitamento na agricultura do Estado. As localidades onde as novas estações meteorológicas automáticas serão implantadas estão sendo definidas pelo INMET, juntamente com a Seagri/EDBA, INEMA e 4° DISME/MAPA. “A ampliação dessa rede de monitoramento meteorológico, com mais 6 estações, especialmente naquelas áreas com pouca cobertura irá contribuir na tomada de decisão, não só no planejamento estratégico da gestão pública mas, principalmente, ao produtor rural que necessita das informações do tempo e do clima em todas as etapas de produção”, desatacou o meteorologista do INEMA, Heráclio Alves.

“Atualmente a Bahia conta com 27 estações convencionais e 42 automáticas de propriedade do INMET, tendo na sede estadual, localizada no bairro de Ondina, uma estação convencional, automática e radiossonda, com sua operacionalidade iniciada em janeiro de 1903. Existem outras estações centenárias no Estado localizadas em Santa Rita de Cássia, Monte Santo, Morro do Chapéu, Jacobina, Serrinha, Caetité”, ressaltou o chefe do 4° distrito de meteorologia, Itajacy Diniz, destacando que esta ação não será benéfica apenas para a Bahia.

Além das estações do INMET, a Bahia dispõe de mais 19 estações meteorológicas automáticas, instaladas e operadas pelo INEMA e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também