CNA debate formação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > CNA debate formação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta-feira (4), de audiência pública para discutir a instituição do complexo geoeconômico e social do Matopiba, região formada por municípios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O encontro foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara e reuniu governadores, representantes do governo federal e setor produtivo para debater o tema. O ponto central das discussões foi o Projeto de Lei Complementar 246/20, de autoria do deputado pastor Gil (PL/MA).

A CNA foi representada pelo vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Moisés Schmidt. Ele falou da importância econômica da região, formada por 337 municípios e considerada uma das fronteiras agrícolas do país por conta do potencial produtivo.

Segundo ele, a região se destaca em atividades como pecuária, hortifrúti, grãos e fibras, atividades fundamentais na geração de emprego e distribuição de renda, com foco social e ambientalmente sustentável. Schmidt também destacou o potencial logístico da região, com as rodovias, hidrovias e as ferrovias Norte-Sul e oeste-leste, esta em construção no estado, além dos portos que podem servir a região.

No entanto, ressaltou Schmidt, algumas questões precisam ser debatidas, como a harmonização tributária entre os estados do Matopiba, além da integração entre os órgãos de defesa sanitária. Por fim, disse que a CNA, federações e os sindicatos da região se colocam à disposição para o debate.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também