Clima deve favorecer aumento da produtividade para as lavouras do Oeste da Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Levantamento de Safra > Clima deve favorecer aumento da produtividade para as lavouras do Oeste da Bahia

O clima favorável e as previsões de chuva para o oeste baiano indicam um aumento da produtividade e, consequentemente, uma boa perspectiva para a safra 2016/17. Foi o que apontou o 1º levantamento, realizado na última terça-feira (19), pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Para a lavoura de soja, que está com o plantio concluído, a área cultivada é de 60 mil ha a mais que a safra passada, chegando a 1,580 milhão de hectares. Quanto à produtividade, a estimativa é de 56 sacas por hectare, que continua a representar a melhor média já alcançada no oeste baiano.

Já o plantio de algodão na Bahia terá área de 202 mil hectares, sendo 192 mil ha no Oeste, confirmando uma redução de 15% em relação ao ano passado. O aumento mais expressivo é do milho, que, após dois anos de recuo, cresceu 33% comparado à safra 2015-16, com 180 mil hectares plantados.

O Conselho Técnico da Aiba é formado por representantes de associações de produtores, sindicatos, multinacionais, instituições financeiras e órgãos governamentais. As previsões são feitas sempre considerando fatores como perspectivas de mercado, nível tecnológico, condições climáticas e controle fitossanitário.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também