Centro Ambiental da Aiba ajuda produtores rurais a legalizar suas propriedades

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Centro Ambiental da Aiba ajuda produtores rurais a legalizar suas propriedades

Meio Ambiente - Reserva LegalCom o objetivo de ampliar a sustentabilidade ambiental do Agronegócio no Oeste da Bahia, o Centro de Apoio à Regularização Ambiental da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) intensificou sua atuação para 2016. O local, criado para prestar assessoria técnica especializada aos produtores de grãos e fibras sobre a regularização ambiental de suas propriedades rurais, já está mobilizando a categoria para se inscrever no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e para aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que prevê, entre outras coisas, a adequação de passivos associados a Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal.

A meta para este ano é atender todos os produtores de algodão da região Oeste, prestando orientações sobre boas práticas ambientais e alertando para a necessidade de cumprir as condicionantes descritas em portarias de licenciamento ambiental, a exemplo de recuperação de áreas degradadas, gestão de resíduos sólidos e manejo adequado de solo e da água.

“Entendemos que o cumprimento de legislação ambiental associada ao manejo adequado das atividades desenvolvidas em um empreendimento rural contribuem juntas e de forma positiva para a sustentabilidade ambiental a longo prazo. O produtor rural tem entendido isto e tem conhecimento de que as ações do presente irão interferir na sustentabilidade do seu negócio” destaca Alessandra Chaves, Diretora de meio Ambiente da Aiba.

Segundo ela, diferentes interferências a serem realizadas na propriedade rural podem ser passíveis de anuência do órgão ambiental regulador. Na esfera municipal, por exemplo, o órgão responsável é Secretaria de Meio Ambiente; já no âmbito estadual, compete ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); e no federal, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Centro de Apoio a Regularização Ambiental foi criado em 2014, pela Aiba, em parceira com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), com o intuito de fomentar a Regularização Ambiental e Gestão da propriedade rural.

Os produtores que necessitarem de informações e orientações devem procurar o Centro, localizado na sede da Aiba/Abapa, em Barreiras, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Os interessados deverão entrar em contato com a diretoria de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e agendar o atendimento através dos seguintes canais de comunicação: Tel.: (77) 3613 – 8000/8027 e e-mail: meioambiente@aiba.org.br.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também