A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou, na última quarta, dia 22, o leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) de milho marcado para esta quinta, dia 23, a pedido da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa). O secretário, Seneri Paludo, justificou a decisão pela alta dos preços do cereal e também pela maior liquidez do mercado nos últimos dias.
A alta do dólar ante o real e também a valorização dos contratos futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) elevaram a demanda pelo cereal para exportação nas últimas semanas, sustentando as cotações internas.
Paludo ponderou que mesmo regiões que demoraram mais a refletir o incremento da demanda, como o norte e médio-norte de Mato Grosso, que têm logística mais cara, estavam registrando volume de negócios.
Em quatro leilões de Pepro realizados, a Conab ofertou subsídios para 6,350 milhões de toneladas de milho e houve demanda para 5,347 milhões de toneladas. O instrumento de apoio à comercialização visa a garantir ao produtor a diferença entre o preço mínimo e o valor praticado no mercado.
Fonte: Canal Rural
Deixe um comentário