“Não há dúvida de que a agricultura é o motor da economia brasileira, em que o governo deveria gastar suas energias. É um setor que sabe gerar riqueza, mas, o país vive um momento de transição política e ajustes econômicos. Precisamos trabalhar com as ferramentas adequadas para sair desse momento, com possibilidades de colher, no futuro, benefícios que o agronegócio pode propiciar”, destacou o consultor da Stracta Consultoria, Welligton Souza, durante o Curso de Gestão do Agronegócio e a Busca de Rentabilidade em Tempos de Crise, realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, na última sexta-feira, 05, em Luís Eduardo Magalhães.
Com a participação de produtores, gerentes de fazendas, coordenadores de Recursos Humanos (RH) e financeiro, o curso contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, sendo ministrado pelos consultores da Stracta Consultoria, Uriel Rotta e Wellington Souza. Para Uriel, em tempos de crise existem alternativas que precisam ser repensadas. “Essas alternativas estão bem ligadas à questão da gestão da empresa. A partir daí, mostramos que existem saídas na crise, considerando que muitas variáveis estão nas nossas mãos, a exemplo do planejamento e controle, ferramentas que vão tentar minimizar os riscos ou antever os problemas. Quem sabe usar essas ferramentas, consegue enxergar oportunidades durante um momento difícil”, disse o consultor.
“Programas como estes reiteram nosso compromisso e responsabilidade com a manutenção e o incentivo do agronegócio de nossa região em momentos de crise, em que o desafio se dá na busca de oportunidades diante das inúmeras condições adversas”, disse o coordenador do Centro de Treinamento, Douglas Fernandes.
O coordenador de RH da SLC, Claudemir Lima, que participou do treinamento, afirmou que essa foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o momento em que vive o país. “Esses treinamentos têm nos ajudado a ampliar nosso conhecimento sobre assuntos interessante. Nesse caso, gestão e busca de rentabilidade em momentos de crise, é um tema muito importante, para o momento em que vivemos no país. Sem dúvida, será muito bem aplicado no nosso dia a dia, nos dando um norte em como colaborar para enxergar novas oportunidades no contexto atual”, disse Lima.
Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia – Inaugurado em 2010, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, tem como atribuição a capacitação e o desenvolvimento da mão de obra local e de regiões circunvizinhas. Com foco em máquinas e implementos agrícolas, a iniciativa cria novas oportunidades, especializando o trabalho no campo. Assim, é possível reduzir os custos operacionais e elevar a capacidade produtiva de todos aqueles que acreditam no emprego de novas tecnologias. O CT foi iniciado com recursos do Fundeagro, porém, atualmente conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Texto e foto: Ascom Abapa
Deixe um comentário