Bahia atinge 100 mil cadastros ambientais

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Meio Ambiente > Bahia atinge 100 mil cadastros ambientais

A marca de 100 mil cadastros ambientais rurais no estado da Bahia foi celebrada nesta sexta-feira (07), no município de Casa Nova, localizado no semiárido baiano, em evento que contou com a presença do governador Rui Costa, que inaugurou na cidade o Distrito Integrado de Segurança Pública, além de assinar autorização de convênios do Programa Bahia Produtiva.

Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, entregou 3.566 certificados do Cadastro Ambiental Rural – CAR a proprietários rurais com até 4 módulos fiscais de Casa Nova (2.299 cadastros), Sobradinho (406 cadastros) e Uauá (861 cadastros), somando um investimento de R$ 356 mil.

“Celebramos com o governador Rui Costa o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de número 100.000. Com isso, estamos mais perto de atingir a meta do contrato com o BNDES/Fundo Amazônia, que era de 319 mil cadastros, mas, após negociação da Sema, foi ampliada para 419 mil, até dezembro de 2018. Amanhã, em Juazeiro, lançaremos a licitação para contratar as empresas que vão cadastrar esses mais 100 mil pequenos proprietários de terra”.

Com essa ação, de acordo com o secretário, a Bahia vai fortalecer a política de regularização ambiental, formar um importante banco de dados, além de possibilitar para os agricultores o acesso aos mecanismos de fomento à produção. “Agora é continuar firme o trabalho e expandir o CAR para melhor proteger nosso meio ambiente”.

Para a proprietária rural, Lucivalda Nunes, que possui uma produção da agricultura familiar no distrito de Baixa dos Caboclos, ser escolhida para receber o certificado simbólico do Cadastro Ambiental Rural só confirma o sentimento de dever cumprido. “Estou orgulhosa por deixar minha propriedade regularizada na questão ambiental”.

A partir de dezembro de 2017, a lei condicionará a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeiras, inclusive benefícios ambientais.

Meio Ambiente

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

No âmbinto do Estado da Bahia, o governo vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadudal Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. “A complementação do cadastro ambiental realizado pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos”, explicou o secretário.

Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.