AIBA CONECTA

O AIBA Conecta foi uma iniciativa para gerar oportunidades de inovação tecnológica para uma cadeia de soja mais sustentável. O objetivo foi conectar projetos propostos por startups e grupos pré-existentes que já possuem uma solução inovadora para os desafios da região, com os produtores rurais e parceiros da cadeia de produção de soja, promovendo assim oportunidades de negócio, e o apoio a soluções melhor adaptadas para o Oeste Baiano.

O ciclo ofereceu para as startups a oportunidade de apresentar suas soluções tecnológicas e receber feedbacks para adaptá-las à realidade local, aumentando assim as possibilidades de conexão com empreendedores rurais da cadeia da soja, de acordo com os desafios elencados.

Ao todo foram 40 startups inscritas, de 9 Estados do Brasil, distribuídas em 26 cidades. Após o processo de triagem, 15 startups foram selecionadas para o projeto e concluíram todas as etapas.

Retrospectiva

Mentorias

Baseado em conversas com as startups foram programadas mentorias de suporte e refinamento com a participação de profissionais ministrando os conteúdos:

1. Mentoria de Precificação com Alan Cabussu (Senai Cimatec)
2. Mentoria de Vendas – “Como se apresentar para um produtor rural” com Fábio Silva (AgriHub)
3. Mentoria de ESG e Startups com Rômulo Silva (Senai Cimatec)
4. Mesa Redonda de Banho de Oeste com Carolina Zuttion (Fazenda Zuttion), Valmir Junior (AIBA) e Armando Sá (AIBA)

Participação no lançamento da Bahia Farm Show

As startups selecionadas tiveram a oportunidade de participar presencialmente do lançamento de uma das maiores feiras do agronegócio, a Bahia Farm Show. Das 15 startups, 5 estiveram presentes no evento em Luís Eduardo Magalhães/BA afim de apresentar as suas soluções aos produtores e empreendedores rurais da região:

1. iCrop
2. Irricontrol
3. Já Entendi
4. Solusolo
5. Zeus AgroTech

Fórum Aiba Conecta

O Fórum Aiba Conecta foi um evento 100% on-line onde as 15 startups selecionadas apresentaram as suas soluções inovadoras em prol da sustentabilidade na cadeia da soja, contando com a participação de vários empreendedores rurais. Conheça as startups, suas categorias e soluções:

1. Controle de doenças e pragas
– Agrientech:

Nossa solução tecnológica, desenvolvida com inteligência artificial e modelos de sistemas complexos, é capaz de identificar pragas e doenças na cultura da soja de forma precoce, precisa e geolocalizada, reduzindo o uso de agrotóxicos, custos, problemas de efeito estufa e garantindo a sustentabilidade ambiental.

– Predativa:
Em média, 18 milhões de hectares no mundo são tradados com o controle macrobiológico. A Predativa
oferece um equipamento compacto e de fácil manuseio para produção e aplicação dos predadores via
drone. A tecnologia que reduz gastos, impactos ambientais e riscos ao produtor.
– Prediza:
Uso de IA e IoT para prognóstico de doença, como oídio e ferrugem asiática, com objetivo de contribuir para a produção segura de alimentos e o uso sustentável do meio ambiente. Integrado a um caderno de campo que recomenda o manejo e a irrigação no microclima da propriedade.

– Revella:
Temos a química verde como pilar no desenvolvimento de produtos ambientalmente compatíveis. Fornecemos soluções e tecnologias que aumentam substancialmente a eficiência dos fertilizantes e defensivos agrícolas, entregando mais produtividade e rentabilidade aos produtores rurais.

– Usina Biológica:
A Usina Biológica atua na fabricação de biodefensivos macrobiológicos, ou seja, insetos parasitoides e predadores para controle de diversas pragas da Agricultura. Desta forma, gerando controle eficiente, sustentável com redução de riscos ambientais e para o ser humano.

2. Eficiência no uso da água:

– iCrop:
Com as soluções da iCrop é possível impactar diretamente no consumo de água e energia. Indiretamente o bom manejo reflete em maiores produtividades o que potencializa o uso do solo, podendo gera uma economia de 20 % no uso da água e 20 a 30% de energia, gerando ações sustentáveis.

– Irricontrol:
Automatizamos todo o processo da irrigação, desde a captação da água até os pivôs centrais, em áreas remotas sem infraestrutura de comunicação, reduzindo o desperdício de água devido às falhas na irrigação e gerando mais produtividade sustentável em campo.

– Zeus AgroTech:
Através da implantação da nossa rede de pluviometria, coletamos dados e realizamos a previsão do microclima da sua fazenda, traduzindo estes dados em informações valiosas para uma melhor tomada de decisão. Tudo isso para uma produção de soja com maior eficiência e sustentabilidade.

3. Engajamento em práticas sustentáveis

– FarmBrazil:

Somos uma solução que integra tecnologias para as diversas áreas da fazenda com foco na tomada de decisão, ganho de produtividade, redução de custo nas operações e impacto ambiental, além de facilitar a gestão da fazenda e possibilitar uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável.

– Gavea Marketplace:

A Gavea é a primeira bolsa digital de commodities do Brasil, e a primeira a usar tecnologia blockchain e a realizar checagens socioambientais em todos os participantes, para garantir que nenhum produto comercializado venha de áreas desmatadas ou seja fruto de trabalho ilegal.

– Já Entendi:

O aplicativo Já Entendi oferece videoaulas de Agricultura Digital para operadores, com abordagem ideal para pessoas com dificuldades de aprendizagem, seja por baixa escolaridade ou por estilo que não se encaixa em abordagens tradicionais de ensino. Por um Agro + produtivo e sustentável.

– MyEasyFarm:

Planeje sua safra, prepare suas operações, junte todas as informações no mesmo lugar, mande para máquinas e funcionários e receba relatórios detalhados do que acontece no campo. Melhore eficiência e sustentabilidade, você pode até medir sua pegada de Carbono (Crédito Carbono)!

4. Manejo e fertilidade do solo

– Solusolo:
Devolvemos a saúde ao solo através do TMT, um produto orgânico, bioativado, produzido com tecnologia japonesa para recuperação de solos degradados pelo cultivo intensivo e agroquímicos.

5. Plantio de sementes

– Grandeo:
Desenvolvemos soluções portáteis com inteligência artificial para análise em 30 segundos no campo o solo, folhas e grãos como: vigor, proteína, identificação de cultivares, classificação de sementes e contaminantes com foco no aumento da sustentabilidade da soja, milho e algodão.

– NCB – BioHUB:
A NCB desenvolveu o bioHUB, que oferece precisão e rastreabilidade na liberação de agentes biológicos com os drones, evitando desperdícios e garantindo transparência das operações. O resultado é uma produção mais sustentável e operações simplificadas e inclusivas.