Aiba tem audiência com o governador e solicita obras de infraestrutura para o oeste baiano

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba tem audiência com o governador e solicita obras de infraestrutura para o oeste baiano

gov-capaO presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, se reuniu com o governador Rui Costa, no dia 15 de abril, em Salvador, para tratar sobre ações de infraestrutura no Oeste da Bahia. A audiência foi intermediada pelo vice-governador João Leão.

Durante a audiência, Busato reforçou a solicitação da Abapa para a renovação do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão do Estado da Bahia (Proalba) que tem produzido reflexos positivos na economia estadual, notadamente nas regiões produtoras.  Teve-se um grande salto de qualidade e quantidade da produção de algodão, além de melhora na economia da região, face às ações conjuntas da iniciativa privada e do governo do Estado que têm sido essenciais para a equalização de diversos problemas e definição de soluções inerentes ao setor.

De acordo com o documento entregue, entre as safras 2000 e 2003, a área plantada de algodão era de 60 mil hectares e, com a implantação do Programa, a área plantada passou para 387 mil hectares na safra 2009/10. “Os benefícios para a região são enormes porque a cultura do algodão é a que mais gera postos de trabalho. Hoje, o número de empregos diretos é de 19,3 mil, além dos 23 mil indiretos”, disse Busato. Além disso, o Proalba permite o desenvolvimento de ações de combate a pragas como a Helicoverpa e, principalmente, o Bicudo, que quase destruiu as lavouras de algodão dos EUA e que está presente no Brasil nos estados do Paraná, São Paulo e região sudoeste da Bahia. Em 2015, os recursos estão sendo utilizados para financiar 18 projetos com mais de 120 profissionais empregados em diversas atividades.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, também estava presente na reunião e pode ouvir os agradecimentos do presidente da Aiba, pela pavimentação da estrada vicinal que liga o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães a BR-020. A obra, que também contou com recursos da prefeitura municipal, vai facilitar o transito de visitantes durante a Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola que será realizada na região de 02 a 06 de junho. O governador foi convidado a participar da cerimônia de abertura da Feira e confirmou que estará presente.

Durante a audiência, o presidente da Aiba solicitou ao governador o início das obras de pavimentação do Anel da Soja e da Coaceral, estradas que estão em péssimas condições, o que dificulta o escoamento da produção de milho e algodão safra 2014/15.

Todo o trabalho de articulação da Aiba para melhoria da infraestrutura no Oeste da Bahia tem contado com o apoio do vice-governador João Leão, que tem trabalhado para promover o desenvolvimento da região.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também