Foi realizada na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na manhã desta terça-feira (10), a primeira reunião da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) para deliberações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CHBRG).
O consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Bruno Vicente, fez a apresentação da proposta de cobrança para os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia, em torno do qual as discussões aconteceram, além de outras pautas debatidas, a exemplo da definição da coordenação do CTOC e criação do grupo de trabalho para procedimento de cobrança.
Participaram da reunião, representando a Aiba, o diretor de Proteína Animal, Mário Mascarenhas, produtoras rurais, o gerente de Sustentabilidade, Eneas Porto, as analistas ambientais, Glaucia Araújo e Raquel Paiva, além do presidente do CHBRG, Demósthenes Júnior, juntamente com outros membros do comitê e representantes da sociedade civil.
O comitê integra os 14 pertencentes ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos no território do Estado da Bahia e Interestadual. “A contribuição do produtor rural da região Oeste da Bahia tem proporcionado ao território uma posição de destaque com relação a governança dos recursos hídricos, onde a organização e maturidade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande vem avançando com os instrumentos de gestão, como Plano de Bacias, Monitoramento Hídrico e também a discussão sobre cobrança”, conta o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.
Deixe um comentário