Aiba promove curso prático de Classificação de Grãos – Soja e Milho

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba promove curso prático de Classificação de Grãos – Soja e Milho

Com a colheita da soja a todo vapor, os produtores rurais já se preparam para comercializar a safra 2017/2018. Para fazer bons negócios, o ideal é que o agricultor tenha conhecimento técnico que lhe permita avaliar e valorar o seu produto, evitando assim que sejam praticados preços abaixo do mercado. Pensando nisso, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) está promovendo, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), o curso Prático de Classificação de Grãos: Soja e Milho.

A formação, voltada a agricultores, gerentes de fazendas, engenheiros agrônomos e trabalhadores autônomos do agronegócio, habilita o participante a qualificar a umidade do grão e identificar possíveis avarias e impurezas nas amostras coletadas. Assim, ele estará apto a discutir preços que sejam justos para produtores, vendedores e empresas compradores de grãos, levando em consideração o real valor do produto.

O curso tem aulas teóricas e práticas, e será ministrado pelo engenheiro agrônomo da Aiba e classificador oficial homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vinicius Sampaio. Com carga horária de 16 horas/aulas, a primeira turma terá início nos dias 07 de março, no Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que fica no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

O conteúdo programático inclui: histórico, amostragem, armazenamento,  determinação de umidades dos grãos, procedimentos/conceitos de classificação e enquadramento dos avariados. O investimento é de R$ 200,00 para associados da Aiba e R$ 400,00 para não sócio.

A formação também pode ser itinerante, pois a Aiba dispõe de um laboratório móvel. A ideia é levar o curso às comunidades agrícolas que demandem esse tipo de conhecimento, sem interromper as atividades no período de colheita. “Assim, os agricultores e os funcionários de fazendas não precisam se ausentar nessa época crucial do ciclo. Nós vamos até eles para habilitá-los como classificador. Basta que a comunidade sinalize o interesse de formar turmas”, pontuou Vinícius.

Para saber mais sobre o conteúdo dos treinamentos e as localidades para os próximos cursos, os interessados devem enviar e-mail para vinicus@aiba.org.br ou ligar para (77) 9.9860-6464.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também