Blog

Aiba participa da posse do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e reforça representação institucional do setor produtivo

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) marcou presença, nesta terça-feira (22), na solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA) da Bahia, realizada na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em Salvador. A participação reforça o compromisso da entidade com a representação institucional dos produtores rurais e com a construção de um ambiente permanente de diálogo entre o setor produtivo e o poder público.

A Aiba foi representada pelo gerente de Agronegócios, Aloísio Júnior, empossado como membro suplente do CDA. A composição do Conselho também contempla a diretora executiva da entidade, Lizane Ferreira, nomeada como membro titular. As nomeações foram oficializadas por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.

A presença de representantes da Aiba, tanto na condição de titular quanto de suplente, fortalece a atuação institucional da entidade em um espaço estratégico para a discussão dos rumos da agricultura e do agronegócio baiano. A participação em conselhos e fóruns de representação permite à Associação contribuir com a construção de propostas, apresentar as demandas e perspectivas dos produtores e acompanhar de forma mais próxima a formulação de políticas públicas que impactam diretamente o desenvolvimento do setor.

Vinculado à Seagri, o Conselho de Desenvolvimento Agrícola é um órgão colegiado que atua no assessoramento do Governo do Estado na formulação de políticas públicas para a agricultura. Entre suas atribuições estão a discussão e proposição de planos, programas e projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário e do agronegócio da Bahia.

Para a Aiba, integrar esse espaço representa também a oportunidade de ampliar a interlocução institucional e contribuir, a partir da experiência e das demandas do setor produtivo, para debates relacionados à produtividade, infraestrutura, sustentabilidade, inovação, segurança hídrica, desenvolvimento regional e competitividade do agronegócio baiano.

Além do ato oficial de posse dos conselheiros e da abertura dos trabalhos do colegiado, a programação incluiu o alinhamento do Regimento Interno do CDA e uma apresentação da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). A pasta apresentou as diretrizes e ações previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia (PDI Bahia 2050), com destaque para aspectos relacionados ao fortalecimento do agronegócio, à sustentabilidade e ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

A participação da Aiba no CDA se soma à atuação da entidade em diferentes espaços de representação e diálogo institucional, reafirmando seu papel na defesa dos interesses dos produtores rurais e na construção de agendas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana. Ao integrar o Conselho, a Aiba passa a acompanhar de forma ainda mais próxima as discussões estratégicas relacionadas ao setor, levando para o ambiente institucional as experiências, demandas e contribuições dos produtores que representa e, ao mesmo tempo, ampliando o acesso às discussões que orientam as políticas públicas para o agronegócio no estado.

Importantes agendas institucionais em Salvador

Ainda na capital baiana, representantes da Aiba participaram de uma agenda institucional na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), onde foram discutidas pautas estratégicas para os produtores rurais e o alinhamento de ações entre as instituições.

O encontro reforçou a importância da articulação entre entidades representativas e órgãos públicos para o aprimoramento das ações voltadas ao setor agropecuário. A agenda foi marcada pelo diálogo, pela representatividade e pela busca de soluções construídas de forma conjunta, considerando as demandas e os desafios enfrentados pelos produtores, especialmente na região do Cerrado baiano.

A participação nas agendas em Salvador evidencia a atuação da Aiba para além da representação direta dos produtores, uma vez que a entidade busca ocupar espaços institucionais estratégicos, estabelecer conexões com diferentes órgãos e contribuir ativamente para o debate e a construção de iniciativas que impactam o desenvolvimento do agronegócio.

Imprensa Aiba – 23.9.2026

Pressione ESC para fechar ou ENTER para busca completa.