Aiba integra comitiva técnica para conhecer projeto pioneiro de irrigação Baixio de Irecê

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba integra comitiva técnica para conhecer projeto pioneiro de irrigação Baixio de Irecê

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participou, nesta quarta-feira (2), de uma visita técnica ao Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, localizado na região do Médio São Francisco, na Bahia. A comitiva, formada por representantes dos núcleos de Agronegócio e Sustentabilidade da Aiba, do Instituto Aiba (Iaiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), saiu de Barreiras com o objetivo de conhecer de perto a estrutura e o modelo de gestão do maior perímetro irrigado da América Latina.

Com área total de 105 mil hectares, dos quais 48 mil são destinados à irrigação, o Baixio do Irecê está situado na margem direita do Rio São Francisco. O projeto é considerado pioneiro por ser o primeiro perímetro irrigado no Brasil a ser concedido à iniciativa privada por meio de leilão público. A gestão é feita em regime de parceria público-privada (PPP), com foco na produção de alimentos, no fortalecimento da agricultura irrigada e no desenvolvimento socioeconômico da região.

Durante a visita, a comitiva teve acesso a informações técnicas sobre a operação do projeto, incluindo os sistemas de irrigação, a infraestrutura instalada, como 42 km de canais, estações de bombeamento e cabeceiras, e os mecanismos de operação e manutenção. O objetivo foi realizar um diagnóstico técnico e institucional do modelo de gestão adotado, avaliando sua estrutura regulatória e os principais desafios para consolidação.

De acordo com Sunny Aaron, gerente geral do Instituto Aiba, a missão teve caráter estratégico. “Esse tipo de ação permite nos aproximar ainda mais das diversas realidades do agro na Bahia, além de compartilhar a experiência acumulada pela Aiba ao longo dos seus 35 anos de atuação. É motivo de satisfação ver a operacionalização de um projeto tão relevante, que já começa a transformar positivamente a microrregião de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Irecê, gerando emprego, renda e oportunidades”, destacou.

O Projeto Baixio do Irecê é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. O modelo de concessão prevê a atração de investimentos privados para potencializar a produção agrícola irrigada em uma área de alto potencial produtivo, contribuindo com a segurança alimentar e o crescimento econômico da Bahia.

Assessoria de Imprensa Aiba – 7.7.2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também