Aiba formaliza pedido de alterações no zoneamento agrícola do oeste da Bahia

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba formaliza pedido de alterações no zoneamento agrícola do oeste da Bahia

ZONEAMENTO -SITEA implantação de um novo modelo de zoneamento agrícola que se adéque às necessidades da região oeste da Bahia poderá se tornar realidade ainda este ano. Este é um antigo pleito da Aiba, que será analisado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos próximos dias.

O pedido foi entregue, em forma de nota técnica assinada pela Aiba, Abapa e Adab, ao coordenador geral de risco agropecuário da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Hugo Rodrigues, durante a sua visita à Bahia Farm Show.

O documento sugere alterações no zoneamento das janelas de cultivar, atendendo às especificidades da região e levando em consideração as mudanças climáticas que têm acarretado no plantio tardio.

De acordo com Rodrigues, o pedido será analisado pela área técnica do Mapa, com auxílio da Embrapa. Ele acredita que a portaria deva ser publicada no início do próximo mês de julho, já com as alterações vigentes para a safra 2016/2017.

As alterações nas datas do plantio zoneamento podem auxiliar os agricultores em questões relacionadas ao seguro agrícola, bem como ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e ao crédito rural.

ASCOM Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também