Aiba forma terceira turma para o Curso de Classificação de Grãos

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba forma terceira turma para o Curso de Classificação de Grãos

IMG_7730Depois da Vila Panambi e da Comunidade de Novo Horizonte, o Curso de Classificação de Grãos, promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com Grupo MT Broker e O Classificador, chega à comunidade de Coaceral. Os produtores rurais e trabalhadores agrícolas interessados em participar da qualificação nesta localidade ainda podem se inscrever. A formação inicia nesta terça-feira (16) e vai até o próximo sábado (20).

Com carga horária de 40 horas/aulas, a formação é totalmente prática e tem foco na soja, milho e feijão. O objetivo é fornecer aos participantes o conhecimento técnico necessário para auxiliá-los no momento da comercialização da safra.

De acordo com o coordenador do curso, Vinícius Sampaio, ao término da qualificação, o produtor ou funcionário da fazenda estará apto para identificar os defeitos nos grãos produzidos.

“Antes desta iniciativa apenas os compradores classificavam os grãos. Isso deixava o vendedor (produtor) em uma condição ruim, pois não podia questionar se as avarias atribuídas à sua produção eram legítimas. Agora, com o conhecimento, ele vai poder certificar ou discordar desse diagnóstico, podendo definir preço e valorizar o seu produto na hora da comercialização”, explicou o coordenador.

O I Curso de Classificação de Grãos, com foco em soja, milho e feijão foi motivado pela necessidade de incluir os produtores do Oeste baiano e seus funcionários no processo de pós colheita do agronegócio.

Entre os temas abordados estão as técnicas corretas de coleta de amostras, determinação de umidade, conceitos de classificação, identificação de defeitos e impurezas em amostras de grãos e enquadramentos dos avariados.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (77) 3613-8000, das 8 às 12h e das 14 às 18h; ou pelo e-mail alessia@aiba.org.br. O investimento é de R$ 250 para associados da Aiba e de R$ 500 para não associados. As vagas são limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.