A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com a parceria da Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Agricultura e Tecnologia e Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e da Cargill, entregou cerca 50 kits de irrigação à Associação dos Produtores Rurais da Mantiqueira, na região do Cinturão Verde, em Barreiras. A entrega foi realizada na manhã desta terça-feira (31), e faz parte do Projeto de Transferência de Tecnologia da Aiba, no qual visa compartilhar experiências e corroborar com o desenvolvimento de ações sustentáveis para fomento à agricultura de pequena escala, como forma de promover o desenvolvimento socioeconômico da região.
“Essa entrega irá ajudar muito na qualidade da produção dos pequenos agricultores aqui da região. Ajuda principalmente na economia de água, que é um bem muito precioso e vai contribuir para aumentar a produção dos agricultores que irão fornecer alimentos na feira livre para atender Barreiras”, celebrou o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Mantiqueira, Willian Barreto.
O Cinturão Verde, é uma importante área de produção de hortaliças que abastece a feira livre e os mercados de Barreiras, mas que, há alguns anos, enfrenta conflitos por conta da captação de água do ribeirão Boa Sorte, um dos afluentes do rio Grande. Para reduzir o consumo da água utilizada na irrigação de canteiros e pequenas áreas de cultivo, a Aiba tem instalado kits, fornecidos pela parceria com a empresa Naandanjain.
O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, fala sobre a importância do compartilhamento de conhecimento, no qual, possibilitará contribuir com o uso sustentável dos recursos hídricos na região. “Essa é uma iniciativa que busca, por meio de transferência de tecnologia e de conhecimento, alcançar pequenos produtores rurais. Os kits de irrigação irão contemplar 50 famílias na região do Cinturão Verde, em Barreiras. Nosso objetivo é promover a segurança alimentar, a melhoria na qualidade de vida da localidade, mas também é poder dialogar e cuidar da segurança dos recursos hídricos, que serão utilizados com maior rigor com relação à questão de sustentabilidade”, declara.
O Programa de Transferência de Tecnologia da Aiba atua em áreas com ocorrência ou risco de impactos ambientais. De acordo com os técnicos da Aiba que acompanham o projeto, os equipamentos distribuídos ajudam a melhorar a distribuição de água e fertilizantes; redução do trabalho manual; diminui a evaporação e o escoamento; minimiza o crescimento de ervas daninhas; elimina o molhamento da folhagem, reduzindo a ocorrência de fungos e doenças.
Deixe um comentário