A manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, marcou um encontro significativo na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia/Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em Barreiras, onde a Câmara Técnica Regional da Soja (CTR) se reuniu para deliberar sobre questões determinantes para as próximas safras de grãos e fibras na Bahia, englobando os períodos de 2023/2024 e 2024/2025.
Durante a reunião, temas de grande relevância foram discutidos, incluindo a prorrogação do prazo de semeadura da soja até o dia 10 de janeiro, impulsionada por condições climáticas desafiadoras na atual safra. Além disso, houve debates intensos entre as entidades sobre a potencial alteração do calendário de Vazio Sanitário da soja e ajustes nas datas de antecipação do plantio, excepcionalmente para a próxima safra. Outros assuntos de interesse dos produtores também foram abordados ao longo do encontro.
Nas próximas semanas, espera-se a publicação pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) de uma portaria contendo as diretrizes aprovadas, essenciais para orientar os próximos passos dos agricultores na região, diante das mudanças discutidas na reunião.
Teria que ser até dia 15/01/2024