Na segunda-feira (11), a partir das 8 horas, terá início no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, o curso para pilotos agrícolas que atuarão em combate aéreo a incêndios de campos e florestas. A iniciativa é dos produtores rurais por meio da Aiba e ABA Manutenção de Aeronaves, com o apoio do Programa Agroplus Bahia, Prodeagro, Abapa, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Governo do Estado e o Grupo Franciosi.
O objetivo do curso é preparar os pilotos para atuarem de forma eficiente e segura no combate aéreo a incêndios e florestas, e promover a integração de técnicas modernas, protocolos de segurança e cooperação interinstitucional.
Programação
Com 30 horas de carga horária, a capacitação será ministrada pela instrutora de aviação agrícola e de combate a incêndio, Mônica Sarmento. Nos dois primeiros dias, as aulas teóricas acontecerão no auditório da Aiba – Complexo da Bahia Farm Show em Luís Eduardo, e abordará conteúdos como introdução ao combate aéreo a incêndios, técnicas operacionais, legislação e integração com equipes terrestres.
Nos dias 13 e 14, acontecerão as aulas práticas com treinamentos e simulações em aeronaves de aplicação agrícola na fazenda Santa Izabel, a aproximadamente 20 km do centro de Luís Eduardo. Já na sexta-feira (15), na mesma propriedade rural, acontecerá a cerimônia de entrega de certificados com presença do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, de autoridades e representantes das instituições parceiras do curso.
Assessoria de Imprensa Aiba – 8.8.2025
Deixe um comentário