Aiba busca junto a autoridades políticas em Salvador melhorias para o setor Agrícola 

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Aiba busca junto a autoridades políticas em Salvador melhorias para o setor Agrícola 

Entre os dias (12) e (14), representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), liderados pelo presidente, Odacil Ranzi, juntamente com o diretor executivo, Alan Malinski e o gerente de Projetos e Sustentabilidade, Enéas Porto, estiveram em Salvador para discutir, com autoridades políticas, melhorias para o setor agrícola.

 

Em reunião na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Mapa), encontraram o auditor fiscal federal agropecuário e chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), Cássio Ramos, com o qual discutiram sobre qualidade de fertilizantes, projeto que será desenvolvido gratuitamente pela Aiba para o produtor rural. Com o novo secretário Estadual de Agricultura, Leonardo Bandeira e equipe da Seagri, foi apresentada uma nota técnica da entidade agrícola, solicitando a redução da tributação sobre fertilizantes, com o objetivo de redução da carga tributária do ICMS de 4% para 2%.

Infraestrutura – A agenda também contemplou assuntos relacionados à infraestrutura. Com o representante da Oleoplan, Leonardo Zili, a comitiva visitou a sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), buscando parcerias para o Prodeagro. Em outros dois encontros foi tratado sobre a questão da divisa territorial dos estados Bahia/Tocantins. No primeiro encontro, com o deputado estadual Vitor Bomfim (PL), o deputado demonstrou empenho para encaminhar a pauta para votação. Já em outra reunião, com o deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT), com quem também foi discutida a mesma pauta, o parlamentar prometeu esforçar-se para juntamente com o deputado Vitor Bonfim, levar a pauta da divisa territorial dos dois referidos estados para votação.

Para encerrar  agenda na capital baiana, na manhã de (14) a diretoria da Aiba encontrou-se com o coordenador de monitoramento do Inema, Eduardo Topázio, para discutir os estudos sobre o potencial hídrico da região, com foco na disponibilidade de água no aquífero Urucuia e tratar dos acordos de cooperação técnica desenvolvidos com a participação de órgãos estaduais e a entidade agrícola. 

Em seguida, se reuniram com o superintendente da Conab,  Emanuel Carneiro, e o gerente de desenvolvimento e suporte estratégico, Marcelo Ribeiro, na sede da Superintendência, para debater questões relacionadas à armazenagem de grãos no Oeste Baiano. Todas as autoridades visitadas receberam convite para participar da 16ª edição da Bahia Farm Show, que acontecerá em Luís Eduardo Magalhães, de 31 de maio a 04 de junho.

 

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.