Agronegócio do oeste da Bahia faz balanço positivo de 2014

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Jovem Aprendiz > Agronegócio do oeste da Bahia faz balanço positivo de 2014

projetoapp

O agronegócio do oeste da Bahia encerra o ano de 2014 comemorando avanços nas mais diversas áreas. Através de uma ação de articulação institucional bem feita, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) buscou parcerias, alinhou interesses e conseguiu grandes conquistas.

Na área ambiental, a Associação participou das discussões para formulação do Decreto Florestal Estadual; solidificou e ampliou a iniciativa inédita das brigadas de combate a incêndios florestais e implantará o Centro de Apoio a Regularização Ambiental das propriedades produtoras de Algodão e culturas acessórias do Oeste da Bahia. Esta ação, em especial, merece destaque porque vai orientar o produtor a cumprir os requisitos exigidos pela legislação ambiental vigente.

No combate às pragas, mais uma vez os produtores do oeste da Bahia deram prova de união e capacidade de superação. O Programa Fitossanitário foi revisado, dando origem a uma nova cartilha com diretrizes atualizadas. A partir daí, teve início uma série de reuniões nas comunidades agrícolas que, apesar de serem realizadas durante o plantio, contou com uma grande participação dos produtores. Isso mostra o interesse de todos em colher sempre safras vitoriosas.

prodeagro

Como instituição, a Aiba buscou melhorar as estradas; revitalizar a hidrovia do São Francisco e lutou por melhores preços para o milho. Nesta área, também merece destaque a assinatura do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária da Bahia (Prodeagro), fundo privado e sem fins lucrativos, que disponibilizará recursos para infraestrutura, pesquisa e sustentabilidade econômica do agronegócio do oeste da Bahia. Este foi um passo importante e que terá reflexos positivos em 2015.

O programa Jovem Aprendiz completou um ano de vida com 57 jovens capacitados para trabalhar com soja e milho. A segunda turma está em curso e os jovens aprenderão sobre a cultura dos grãos e, agora, também sobre o algodão. O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) segue seu caminho, transformando vidas.

 bahiafarmshow

A 10ª edição da Bahia Farm Show surpreendeu em todos os sentidos. Contrariando uma tendência nacional de baixos rendimentos nas feiras agropecuárias do país em 2014, a Bahia Farm Show, superou as expectativas ao atingir R$ 1,019 bilhão em negócios realizados pelos 210 expositores presentes.

Todo este trabalho terá continuidade com a reeleição de Júlio Cézar Busato para a presidência da Aiba, biênio 2015-16. Junto com Isabel da Cunha e Odacil Ranzi, a nova diretoria iniciará seu trabalho a partir de 01 de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2016.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também