Agricultura irrigada garante qualidade da produção na entressafra

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Agricultura irrigada garante qualidade da produção na entressafra

agriO sistema de plantio direto em áreas irrigadas (SPD), diminui os impactos ambientais. A prática reduz, em até 30%, o consumo de água.

Entre os diversos benefícios trazidos pela agricultura irrigada estão: a possibilidade de produção na entressafra e a redução das percas em épocas de estiagens.

Segundo o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Alfonso Sleutjes, o sistema de plantio direto permite que o produtor mantenha sua produção sem oscilações. “Mesmo em períodos de stress hídrico, a agricultura irrigada oferece água e garante a qualidade das plantas. Em áreas irrigadas o sistema irá conservar e aumentar a biodiversidade”, explica.

Para o presidente, a técnica apresenta benefícios ambientais, sociais e econômicos. Sleutjes, também, falou com o Universo Agro sobre os obstáculos da agricultura irrigada. Para ele, os maiores desafios são econômicos e ambientais. “O produtor encontra muita dificuldade para conseguir uma licença ambiental, principalmente para a construção de açudes. A falta de oferta e a má distribuição de energia elétrica afeta no andamento do sistema”, ressalta.

Fonte: UAGRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.