Agricultores são homenageados por ajudar o poder público a combater o mosquito da dengue

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Eventos > Agricultores são homenageados por ajudar o poder público a combater o mosquito da dengue

TrofeuSOS-siteEm uma ação inédita no país, os produtores rurais do oeste da Bahia saíram do campo para combater, na cidade, um vilão quase invisível, mas que tem feito inúmeras vítimas: o mosquito aedes aegypti. Por essa importante iniciativa, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) premiou, na sexta-feira (15), os produtores-colaboradores da “Operação SOS Barreiras”, com a entrega de uma placa-troféu. A homenagem aconteceu durante a Expoagro 2016, no estande da Aiba, no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha.

“Mais que uma homenagem, isso é o reconhecimento pelo gesto nobre que alguns produtores tiveram em retirar os equipamentos de suas fazendas, interrompendo a colheita, para contribuir com a cidade onde vive. Essa atitude foi fundamental para ajudar a prefeitura a chegar onde não conseguia sozinha, ampliando assim o trabalho de eliminar os focos do mosquito, através de limpezas de ruas, avenidas, canais, terrenos e áreas abandonadas. Essa singela homenagem nada mais é que um jeito de eternizar o nosso muito obrigado a cada um dos agricultores que colaborou”, ressaltou o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato.

A operação SOS Barreiras foi uma iniciativa conjunta da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e o Sindicato de Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e realizou um verdadeiro “faxinaço” em toda cidade. Em apenas dez dias de atuação, a campanha retirou mais de 8 mil toneladas de lixo e entulhos de lotes e terrenos baldios, e encaminhou todo material para o aterro sanitário.

Graças à contribuição dos agricultores, através da doação de máquinas agrícolas e seus respectivos operadores, cerca de 360 propriedades foram limpas, de onde foram retiradas quase 550 carradas de entulhos e 483 de cascalho, que foram aproveitados para terraplanar algumas ruas esburacadas. A iniciativa envolveu 24 máquinas agrícolas, como caçambas, patrolas, retroescavadeiras, motoniveladoras, entre outras cedidas pelos produtores à prefeitura, responsável pela coordenação dos serviços.

Ascom Aiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.