Adab e Aiba renovam convênio para ações de defesa sanitária vegetal

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Adab e Aiba renovam convênio para ações de defesa sanitária vegetal

Em reunião realizada na última quinta-feira (28), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) garantiu a renovação do convênio nº 62/2015, com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O convênio prevê ações relacionadas ao transporte, armazenamento e utilização de agrotóxicos, na região oeste da Bahia e atividades intersetoriais na defesa sanitária vegetal.
Na reunião, o diretor-geral da Adab, Paulo Cezar, agradeceu e parabenizou a associação pela renovação do convênio. “É fundamental que parcerias como essa sejam sempre estendidas. A nossa intenção é garantir ao produtor uma série de ações para o desenvolvimento da agropecuária. Desde a geração de emprego e renda, a fiscalização, qualidade dos produtos, manejo, transporte, segurança, educação sanitária, até a venda e o consumo. E esse convênio garante exatamente que o nosso trabalho possa ser realizado entorno dessas diretrizes”, ressaltou.  
   
É papel da Adab a fiscalização do transporte de agrotóxicos nas rodovias, bem como o comércio nos estabelecimentos e o armazenamento e uso nas propriedades. Além da difusão de normas e procedimentos referente à defesa, inclusive com a capacitação do corpo técnico da Polícia Militar e técnicos do setor privado. Também cabe a agência, a ampliação das ações de educação sanitária e a frequência de fiscalizações ao trânsito de vegetais e agrotóxicos pelas barreiras móveis.
Segundo o vice-presidente da Aiba, David Schmidt, a agência é uma parceira fundamental no desenvolvimento agropecuário baiano. “É, exatamente, a Adab que direta e indiretamente realiza a fiscalização e ações educativas. O convênio proporciona benefícios para o Estado, produtores e consumidores. É importante que toda cadeia produtiva esteja segura, para que os produtos cheguem ao consumidor final da melhor forma. Garantimos assim, melhorias para a agricultura da região oeste e da Bahia como um todo”, pontuou.
A Aiba fornece apoio logístico às equipes da agência em atividades de fiscalização ao setor produtivo. Esse apoio vai desde a catalogação dos dados, daqueles que são associados, o repasse de recursos financeiros que auxiliam a Adab e Polícia Militar na fiscalização do transporte de agrotóxicos, a comercialização e armazenamento desses produtos.
Além de representantes da Aiba e Adab, participaram da reunião a Secretaria de Agricultura (Seagri), Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário (SDA) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Ascom Adab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também