Ação recebe mais de 4,5 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Ação recebe mais de 4,5 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Um saldo de 4.601 quilos de embalagens vazias de defensivos agrícolas retiradas do meio ambiente. Os números são da última ação de recebimento itinerante promovida pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) entre os dias 19 a 21 de junho, nos municípios de Barreiras e Riachão das Neves, localizados na região oeste da Bahia.

A iniciativa, coordenada pela Central Campo Limpo de Barreiras – gerenciada pela Associação, acontece todos os anos e consiste na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores e pecuaristas. Segundo a gerente da unidade, Ana Mércia Brandi, a ação atendeu principalmente agricultores familiares beneficiados pelos projetos de fruticultura geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Esse trabalho é sempre muito aguardado pelos agricultores, pois devido à distância da unidade de recebimento de embalagens vazias, a ação é uma forma eficiente de atendê-los, além de tornar-se um ponto de informação entre produtores, Associação e órgãos reguladores” disse Ana Mércia.

A ação teve o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) – que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e das prefeituras municipais, através das secretarias de agricultura e meio ambiente. O material recebido foi encaminhado a unidade de recebimento de Barreiras, responsável pela compactação dos materiais e o envio para a reciclagem ou incineração.

De acordo com o inpEV, a partir desta reciclagem são produzidos 17 diferentes artefatos, em especial os de uso industrial, todos orientados e aprovados pelo Instituto. São eles: recipallet, suporte para sinalização rodoviária, cruzeta de poste, caixa para descarga, caçamba plástica para carriola, caixa para massa de cimento, caixa de bateria automotiva, roda plástica para carriola, embalagem para óleo lubrificante, ecoplástica triex, barrica plástica para incineração, conduite corrugado, duto corrugado, caixa de passagem para fios e cabos elétricos, tubo para esgoto, tampa agro Recicap e barrica de papelão.  Hoje, o Brasil é líder e referência mundial em logística reversa de defensivos agrícolas. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

Aciagri

Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 53 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – Considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.

Fonte: Imprensa Aciagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também