Abapa celebra convênio com Prefeitura de Barreiras para manutenção da Estrada do Café

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Abapa celebra convênio com Prefeitura de Barreiras para manutenção da Estrada do Café

abprefUm Convênio de Cooperação Técnica e Parceria Administrativa celebrado, nesta semana, entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Prefeitura Municipal de Barreiras vai permitir a conservação dos recursos naturais da lavoura de fibra, escoamento da produção e manutenção da malha viária da Estrada do Café, localizada no Anel da Soja, em Barreiras. A iniciativa integra o Projeto Patrulha Mecanizada, desenvolvido pela Abapa e viabilizado através de uma parceria com os produtores e algumas prefeituras.

A ação conjunta prevê a manutenção de 58 km do trecho. Para execução dos serviços, a Abapa será responsável pela aquisição de máquinas, equipamentos, implementos e veículos, bem como pela logística e manutenção da frota, além do quadro de funcionários, como operadores de máquinas, motoristas e encarregado para a obra. Em contrapartida, a Prefeitura de Barreiras abastecerá os veículos. Já os produtores rurais beneficiados pela recuperação da linha vão arcar com as despesas referentes à alimentação dos trabalhadores, alojamento e o fornecimento de água para a execução da obra.

Segundo o presidente da Abapa, Celestino Zanella, o projeto Patrulha, além de ter a sustentabilidade como grande diferencial, com atuação na conservação dos recursos naturais, tem garantido aos produtores estradas em boas condições para a entrada de insumos, escoamento da produção e outras atividades relacionadas ao campo.

“Logística sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. Com a recuperação das estradas vicinais, estamos minimizando mais um gargalo e promovendo a preservação do meio ambiente. Em relação à parceria entre prefeitura e produtores, acreditamos que esse é o caminho para grandes resultados”, ressaltou Zanella.

O prefeito Antônio Henrique ressaltou que o município e a Associação são velhos parceiros, já tendo celebrado outros convênios exitosos. “Essa é mais uma parceria com a Abapa para a recuperação de estrada vicinal que, sem dúvida, é de muita importância para o desenvolvimento econômico e social do município”, disse o chefe do executivo de Barreiras.

Estrada do Café – Em 2014, a Abapa, através do Patrulha Mecanizada, em parceria com a Prefeitura de Barreiras e produtores da linha, realizou um trabalho de recuperação na Estrada do Café. Nessa obra, foi recuperado um trecho de 58 km, o mesmo trecho que passará por manutenção.
Em 2015, a Patrulha Mecanizada recuperou cerca de 300 km. Para 2016, a meta é recuperar outros de 300 km. Além das parcerias firmadas com produtores e prefeituras municipais, o projeto conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Com informações da Ascom Abapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também