Segundo matéria divulgada na sexta (15), pelo site Correio, os produtores rurais do oeste da Bahia ajudaram a colocar sete municípios do Estado entre as 100 maiores economias agrícolas do Brasil. E com destaque. São Desidério, em primeiro; e Formosa do Rio Preto, em segundo lugar, lideram o ranking, que tem ainda Barreiras, em 11º; Correntina, em 17º; Luís Eduardo Magalhães, em 20º; Riachão das Neves, em 44º; e Rio Real, em 65º.
“Um destaque muito positivo é a região oeste, no setor agropecuário, com a produção de soja e algodão, e de milho, com menor notoriedade”, ressalta João Paulo Caetano Santos, coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas da SEI. “O município de São Desidério há alguns anos vem oscilando entre primeiro e segundo. Este ano ficou em primeiro”, diz, acrescentando: “O importante é que em termos de produção ele também se destaca em PIB per capita, o que significa que o resultado da produção agrícola se reverte para a população”.
“Em 2015, o setor agrícola foi o destaque na Bahia. Foi o único que cresceu, e ele representa só cerca de 9% do PIB estadual, enquanto outras atividades representam muito mais”, analisa o coordenador da SEI.
Confira a lista com os maiores PIBs, ou seja, os municípios que mais produziram riqueza na Bahia:
Fonte: Correio
Deixe um comentário