A implantação de um novo modelo de zoneamento agrícola que se adéque às necessidades da região oeste da Bahia poderá se tornar realidade ainda este ano. Este é um antigo pleito da Aiba, que será analisado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos próximos dias.
O pedido foi entregue, em forma de nota técnica assinada pela Aiba, Abapa e Adab, ao coordenador geral de risco agropecuário da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Hugo Rodrigues, durante a sua visita à Bahia Farm Show.
O documento sugere alterações no zoneamento das janelas de cultivar, atendendo às especificidades da região e levando em consideração as mudanças climáticas que têm acarretado no plantio tardio.
De acordo com Rodrigues, o pedido será analisado pela área técnica do Mapa, com auxílio da Embrapa. Ele acredita que a portaria deva ser publicada no início do próximo mês de julho, já com as alterações vigentes para a safra 2016/2017.
As alterações nas datas do plantio zoneamento podem auxiliar os agricultores em questões relacionadas ao seguro agrícola, bem como ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e ao crédito rural.
ASCOM Aiba
Deixe um comentário