Mais de 20 mil estudantes de escolas particulares e públicas municipais e estaduais de Salvador terão a oportunidade de vivenciar a realidade do campo, durante a Fenagro 2015. Na 28ª edição da feira, que acontece de 28 de novembro a 6 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, os estudantes terão contato com a vida rural de forma lúdica e socioeducativa, conhecendo a origem dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, e todo processo produtivo. “Um dos principais objetivos da Fenagro é promover o encontro da cidade com o campo, mostrando aos visitantes a importância do setor agropecuário na economia e na vida de cada cidadão”, destaca Guilherme Bonfim, superintendente de Políticas do Agronegócio da Seagri (SPA), e um dos coordenadores da feira.
Maior evento agropecuário do Norte/Nordeste e uma das cinco maiores do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). O evento é promovido em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). A Fenagro tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB) e Desenbahia. A expectativa é que o evento movimente R$ 100 milhões em negócios, atraindo público de mais de 100 mil pessoas.
Segundo a coordenadora do projeto “Adab na Exposição”, Irma Santos, as escolas interessadas em participar, devem enviar e-mail para o endereço fenagrokids2015@outlook.com, solicitando o agendamento da visitação. A visita é gratuita, e escolas das regiões metropolitanas também podem participar.
As atividades que serão ministradas com os estudantes também estão voltadas a promover a conscientização ambiental das crianças e adolescentes, valorizando a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, com abordagem de assuntos como preservação dos recursos hídricos e minimização do uso dos agrotóxicos. “É importante que as crianças tomem conhecimento dos processos pelos quais os alimentos passam e, principalmente, aprendam a importância que o campo representa para a cidade”, explica o produtor cultural, responsável pela parte lúdica do evento Fernando Garcia.
A equoterapia (terapia com cavalos), utilizada como método de reabilitação, e o conhecimento sobre as 19 cadeias produtivas principais da Bahia, também fazem parte das atividades que vão envolver os alunos, com orientação dos monitores durante a visitação. Além disso, vão acontecer as apresentações culturais das escolas, a exemplo do Centro Educacional Soane, localizado em Vida Nova, Lauro de Freitas, no dia 3 de dezembro, ao som do rock dos anos 60.
Ascom Seagri
Foto Ascom Aiba
Deixe um comentário