Blog

No Mapa, Aiba apresenta Estudo de Demandas Energéticas e destaca o potencial produtivo do Oeste da Bahia

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) concluiu, em 2026, o Estudo de Demandas Energéticas do Oeste da Bahia, uma iniciativa estratégica iniciada em 2025 e apresentada oficialmente durante a Bahia Farm Show, um dos principais eventos do agronegócio nacional. O trabalho representa um marco para o planejamento da infraestrutura energética regional e reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento da produção agrícola no Oeste baiano.

Cumprindo agenda em Brasília, na manhã desta terça-feira (16), a diretoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizou a entrega oficial do estudo a representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As diretoras da Aiba, Cristina Gross (Financeira) e Karen Machado (Institucional), entregaram o documento ao secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Fiadeiro.

Estudo de Demandas Energéticas

Desenvolvido pela Aiba, o estudo reúne dados técnicos, diagnósticos e projeções sobre o crescimento da demanda por energia elétrica na região, impulsionado pela expansão contínua da agricultura, da irrigação e das agroindústrias. O levantamento evidencia, de forma estruturada, a necessidade de ampliação e modernização da oferta energética para acompanhar o ritmo de desenvolvimento do setor produtivo.

Mais do que um levantamento técnico, o estudo se consolida como uma ferramenta essencial para orientar o planejamento energético e apoiar a construção de soluções concretas para um dos mais antigos gargalos ao desenvolvimento da produção agrícola no Oeste da Bahia: a limitação da infraestrutura de energia. Durante anos, a insuficiência no fornecimento energético tem sido um fator de restrição ao avanço de novos investimentos, à expansão da irrigação, ao fortalecimento das agroindústrias e ao pleno aproveitamento do potencial produtivo da região.

De acordo com a diretora financeira da Aiba, Cristina Gross, o estudo trata-se de uma contribuição decisiva para assegurar condições adequadas de crescimento a uma das regiões mais relevantes para a produção agrícola brasileira.

“A importância deste estudo para os produtores do Oeste da Bahia é direta e estratégica, pois dimensiona com precisão as demandas atuais e futuras. O documento oferece subsídios técnicos para que o poder público e os órgãos competentes avancem na formulação de políticas, programas e investimentos capazes de garantir segurança energética, competitividade e sustentabilidade ao setor”, explica Cristina.

Ao apresentar e entregar esse estudo, a Aiba reafirma seu papel de liderança institucional na defesa dos interesses dos produtores rurais e no enfrentamento dos desafios estruturais da região.

A conclusão do trabalho, iniciada em 2025 e finalizada em 2026, representa um passo concreto na busca por soluções duradouras para o abastecimento energético, criando bases mais sólidas para o desenvolvimento econômico, social e produtivo do Oeste da Bahia.

O Estudo de Demanda Eletroenergética da Agricultura Irrigada no Oeste da Bahia, pode ser acessado na íntegra no site oficial da Aiba, por meio do link https://aiba.org.br/acervo-tecnico/

Imprensa Aiba – 17.5.2026