Blog

Programa Jovem Aprendiz Rural inicia nova etapa com 124 contratados na Fazenda Modelo, em Barreiras

Os 124 novos contratados do Programa Jovem Aprendiz Rural participaram nesta quinta-feira (5), de uma integração na Fazenda Modelo Paulo Mizote, dando início a dez meses de aprendizado e oportunidades no campo. O programa é uma parceria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) por meio do Instituto Aiba (IAiba), Senar/Bahia, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e apoio da Prefeitura de Barreiras.

O gerente geral do IAiba, Sunny Aaron destaca que o curso é uma oportunidade ímpar para capacitar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho. “Um marco para esses jovens que poderão despertar uma profissão no meio rural a partir de uma vivência teórica e prática com as atividades voltadas a este segmento. E para o Instituto é muito importante fazer parte e contribuir com a formação de mão-de-obra capacitada para o agronegócio regional”, afirmou Sunny.

Ano passado o programa registrou uma demanda de empregabilidade de 80% dos jovens egressos, de acordo com a gerente do SPRB, Silvia Dayube. “Este é um programa de excelência e no Curso de Supervisão Agrícola, os jovens irão aprender no primeiro momento habilidades básicas de competência pessoal, e depois serão vistas competências técnicas com atividades teóricas e práticas simultaneamente”, explica Silvia, que na oportunidade apresentou a grade curricular do programa.

Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz Rural

Jovens de 18 a 23 anos são contratados por empresas agrícolas e recebem meio salário-mínimo durante dez meses. As aulas são ministradas na Fazenda Modelo, estrutura funcional como de uma propriedade rural, estruturada com sete hectares que inclui salas de aula, laboratório, auditório, refeitório e campos experimentais de soja, algodão, milho, feijão e frutas. onde aprendem sobre manejo do solo, plantio, irrigação, colheita e operação de maquinário.

Divididos em quatro turmas no período diurno, os contratados assistem a aulas teóricas e práticas, e aprendem sobre processos essenciais, como o manejo do solo, plantio, irrigação, fitossanidade, colheita, armazenamento e operação de maquinário agrícola. Ao final do curso, recebem certificado de Supervisores Agrícolas e podem ser contratados pelo mercado.

Eliadne Neves,18, concluiu o Ensino Médio em Técnico em Agropecuária ano passado e se interessou por uma vaga no Programa Jovem Aprendiz. “Tive boas recomendações do programa e me interessei. Como pretendo me especializar nesse segmento, mais especificamente na área de pecuária, estou com boas expectativas de que posso evoluir mais”, disse a jovem.

Desde sua criação, em 2013, o programa já formou mais de 30 turmas e qualificou mais de 1.000 jovens, contribuindo para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada na região. “Por conta da logística, não conseguimos ter o jovem dentro da fazenda quatro horas por dia fazendo atividade, e com essa estrutura da Fazenda Modelo e suporte da equipe para atender a demanda, com a capacitação de mão-de-obra, temos após o curso, a expectativa de poder contratá-los para atuar em um ambiente mais amplo como o de uma fazenda”, declarou Cássio Silva, representante do RH do Grupo Serios, que neste ano contratou 13 jovens aprendizes.

Os cursistas conheceram também a estrutura da fazenda e receberam uniforme e material didático do programa, além das primeiras instruções do funcionamento do curso. Também prestigiaram os momentos de integração, a coordenadora geral do IAiba, Mauricéia Cavalcante, a coordenadora de Projetos Sociais do IAiba, Aléssia Oliveira, o coordenador de campo, João Vittor Saraiva, colaboradores da Fazenda Modelo, representantes do SPRB, instrutores do Senar Bahia e de RH’s de propriedades rurais e de empresas agrícolas responsáveis pelas contratações.

Assessoria de imprensa Aiba – 6.2.2026