No dia 9 de outubro, uma parceria entre a Aiba, Abapa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cotegipe e a BAHIATER promoveu uma ação de educação ambiental na comunidade do Borrachudo, localizada no município de Cotegipe. A iniciativa objetivou a recuperação de 20 nascentes localizadas na cabeceira do córrego que dá nome à comunidade, por meio do cercamento de 3.520 metros da Área de Preservação Permanente (APP).
O principal objetivo da ação é impedir o acesso do gado e promover a regeneração natural da vegetação nas APPs. Um dos maiores diferenciais do projeto tem sido a mobilização comunitária, por meio dos próprios moradores locais, principais interessados na recuperação das nascentes que antes abasteciam a população, os rebanhos e as lavouras. Já foram concluídos, anteriormente, 900 metros de cercamento com esforço coletivo e dedicação.
Além do cercamento e do reflorestamento com espécies nativas, o Projeto Nascentes do Oeste está atuando na construção de paliçadas em áreas de voçorocas, prevenindo a erosão e o carreamento de sedimentos. Em parceria com a Embasa, também foram construídas seis barraginhas, com o intuito de conter o avanço do assoreamento e favorecer a recarga hídrica das nascentes.
A iniciativa representa mais um passo no fortalecimento da sensibilização sobre a preservação ambiental e para a valorização do papel das comunidades rurais como guardiãs das águas do Oeste Baiano.


Ascom Aiba – 10.10.2025
Deixe um comentário