A nascente do Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis, sofria com o assoreamento, o pisoteio constante do gado e a devastação da Área de Preservação Permanente (APP). Diante desse cenário, o Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio das comunidades locais, realizou em 2022 o diagnóstico e as primeiras intervenções, a exemplo de cercamento, reflorestamento e proteção da área. Após seis meses, a nascente foi revitalizada, e alcançou uma vazão de 17.510 litros por dia, além da vegetação nativa que foi reconstituída.
“O projeto Nascentes do Oeste tem alcançado resultados importantes para manutenção dos recursos hídricos no Oeste da Bahia com aumento da vazão dos mananciais e engajamento das comunidades na proteção dessas áreas. As próximas etapas buscam fazer o monitoramento das áreas já restauradas e garantir maior eficiência no uso da água para que as comunidades também possam utilizar a água de forma sustentável e segura”, afirmou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.
A nascente continua sendo monitorada pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade da Aiba, e graças a esse trabalho contínuo, em outubro de 2024, em meio ao período seco, apresentou uma vazão de 11.282 litros por dia, um aumento de 3.682 litros por dia em relação à situação inicial, demonstrando a efetividade das ações de recuperação.
Em parceria com a Codevasf e a Prefeitura de Cristópolis, serão implantadas barraginhas, pequenas estruturas no intuito de conter processos erosivos e aumentar a infiltração de água no solo, garantindo uma recarga hídrica contínua para a bacia onde a nascente está inserida.
Para o morador e proprietário da área, João Antônio Conegundes, essa não é apenas uma vitória isolada, mas um exemplo inspirador de uma ação coordenada e respeito ao meio ambiente. “Eu nasci aqui na localidade e venho procurando resgatar há um bom tempo essa área, que foi do meu bisavô. Algumas nascentes secaram, em outras, o nível de água está muito bom. E graças a esse Projeto e a equipe da Aiba, só tem a melhorar de agora pra frente. Eu agradeço a iniciativa do pessoal e que continuem com esse trabalho pra que gere frutos para o futuro”, revela o morador.
A nascente do Sítio do Hermenegildo, que outrora agonizava, agora desponta como símbolo de recuperação e resiliência, mostrando que é possível reverter o ciclo de degradação e garantir um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.
Deixe um comentário