Como participante da nova formação que integra os Comitês de Bacias Hidrográficas dos rio Grande e Corrente para a gestão 2022/2026, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), esteve representada nas solenidades de posse dos novos membros dos dois comitês, realizadas nesta quarta (03) na Unidade Regional do Inema em Barreiras, e quinta (04), na UR de Santa Maria da Vitória.
No intuito de contribuir com a preservação dos recursos hídricos da região Oeste da Bahia, a Aiba sempre esteve atuante nos comitês que também se configuram como ‘parlamento das águas’. A nova composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, conta com a participação dos segmentos de usuários, poder público e sociedade civil organizada.
Foi formada também a nova diretoria da próxima gestão, sendo representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior (Presidente), o produtor rural Maurício Gatto (Vice-presidente), o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto (Primeiro Secretário), e a diretora da Coopeb, Edlania Carvalho (Segunda Secretária).
Já no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, a formação da diretoria eleita foi composta por Cristiano Magalhães (Presidente) representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o produtor rural Adelar Pizzatto (Vice-presidente), a representante da Prefeitura de Carinhanha, Islânia Oliveira (Primeira Secretária) e o representante da Fetag, João Batista (Segundo Secretário).
“A nova gestão irá discutir importantes temas relacionados ao uso da água na região Oeste da Bahia, e hoje temos importantes instrumentos para embasamento das discussões, como o plano de bacias, e o estudo do potencial hídrico do aquífero Urucuia”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Aiba e primeiro secretário do CBHG, Eneas Porto.
Deixe um comentário