A 2ª edição do Workshop “Divulgação dos Resultados de Pesquisas Safra 2013-2014”, realizada no dia 12 de setembro de 2014, no município de Luís Eduardo Magalhães, reuniu pesquisadores, produtores e empresários do Oeste da Bahia. Durante o evento, foram abordados diferentes temas relacionados ao manejo das principais culturas da região (soja, milho, algodão e café), tendo como base pesquisas regionais realizadas pela Fundação BA, Embrapa Algodão, Embrapa Cerrados, Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e empresas privadas como a Basf, Yara e Agrus.
O evento foi aberto pela vice-presidente da Fundação BA, Zirlene Pinheiro, que ressaltou a importância do apoio de todos para tornar a Fundação, “uma instituição de pesquisa séria e solidificada”.
Em seguida, vieram às palestras sobre cultivares de algodão e soja adaptadas a região; manejo e sistema de produção; avanços de pesquisas na cultura do cafeeiro no Oeste baiano e manejo de solos visando a sustentabilidade do sistemas de cultivo.
Multiplicadores de conhecimento/tecnologia estiveram presentes, entre eles produtores, consultores, profissionais da agricultura e pesquisadores. Foram cerca de 128 participantes que deixaram evidente a importância e o crescente interesse pelas pesquisas realizadas no Oeste da Bahia.
O presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, encerrou o Workshop agradecendo aos consultores que têm contribuído muito com os produtores da região. “Esse trabalho só foi alcançado com pleno êxito, devido às parcerias aqui presentes”, afirmou.
Ascom Aiba