O dia 10 de setembro ficará marcado na história do Instituto Recicla de Luís Eduardo Magalhães. A entidade inaugurou a sua sede própria com recursos do edital 2013 do Fundesis. Estiveram presentes representantes da Aiba, colaboradores da instituição e a comunidade local.
O novo espaço é amplo, arejado e conta com salas de aula, banheiros, recepção, setor administrativo e copa. A estrutura oferece também, acessibilidade para os alunos com deficiência, o que significa comodidade e conforto para todas as pessoas que precisam dos serviços ofertados.
O Instituto Recicla atende a 200 jovens, de 14 a 23 anos, desenvolvendo um trabalho de arte-educação; com aulas de música, dança e teatro. Além disso, o Recicla também oferece aulas de informática e cursos de capacitação profissional para auxiliar administrativo, repositor de mercadoria e frentista.
Para Ruan Ribeiro, 14 anos, o Instituto Recicla é uma oportunidade para as crianças saírem da rua. É uma chance para crescer. “Estou na instituição desde os oito anos e sei o quanto o Recicla é importante. As aulas que tenho me capacitam para o trabalho e para a vida”, disse Ruan.
A presidente da Instituição, Adriana Mota, apontou a relevância de iniciativas como a do Fundo, em contribuir com entidades que desenvolvem ações de responsabilidade social. “Antes do Fundesis, nós não podíamos ampliar o quadro de professores, adquirir instrumentos musicais, computador e material administrativo, porque os recursos eram usados para pagar o aluguel”, afirmou Adriana, acrescentando que “saindo do aluguel, nós poderemos investir na instituição”, finaliza.
Para o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, investir em educação é a melhor receita para o sucesso de uma comunidade. “A colheita para investimentos feitos em conhecimento está num futuro próximo. É uma grande satisfação saber que esses jovens fornecerão bons frutos e que o Fundesis faz parte dessa história”, afirmou Ranzi.
Ascom Aiba
Deixe um comentário