A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), celebrou o “Dia Nacional do Cerrado”, com a participação de representantes em vários eventos em comemoração à data. Uma das ações foi a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) à equipe da brigada de incêndio, no município de São Desidério.
Dando continuidade às atividades, o produtor rural, Luiz Pradella, participou de uma rodada de debate sobre as práticas sustentáveis que estão sendo conduzidas pelos produtores rurais no Oeste Bahia, durante o lançamento do “Programa Pacto pelo Cerrado”, em Salvador.
Para o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, a “celebração é importante porque o Cerrado é a nossa casa, onde cuidamos do meio ambiente e ainda produzimos alimentos para as pessoas“. O Cerrado baiano conta com mais de 2,5 milhões de hectares protegidos em Reserva Legal, áreas de preservação permanente (APP) e Unidades de Conservação, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. O Oeste da Bahia conta com mais de 65% da vegetação nativa.O bioma é referência em produção de alimentos, com recordes de produtividade por área.
Em outro momento, o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto, participou do “Programa Produção Sustentável”, no município de Sítio do Mato. Momento no qual a instituição agrícola apresentou os programas que fortalecem a sustentabilidade no Cerrado, como por exemplo, “Programa Nascentes do Oeste” e o mais recente que é o “Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos da Região Oeste da Bahia”.
Ações nas redes sociais também fizeram parte das comemorações desta data tão importante para o agronegócio e a biodiversidade do Bioma.
Deixe um comentário