Setor produtivo doa material para recompor cobertura do Viveiro da Uneb

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Setor produtivo doa material para recompor cobertura do Viveiro da Uneb

O Laboratório de Produção de Mudas do Campus IX da Uneb, em Barreiras, teve parte da sua cobertura danificada pelas fortes chuvas do final de dezembro de 2020. Devido à importância do espaço para o desenvolvimento de pesquisas   e a produção de mudas para recuperar áreas degradadas e arborizar centros urbanos, produtores rurais doaram, por meio do Instituto Aiba, mil metros de sombrite, para recompor a estrutura. A entrega do material ocorreu na manhã desta sexta-feira (08), na universidade.

“Ações como essas ajudam no reflorestamento de áreas que já foram degradadas e isso tem um retorno para nós agricultores na parte produtiva. Garantindo a manutenção das nascentes, haverá a disponibilidade de água para todos os usos, inclusive para a nossa atividade, e transmite uma mensagem para a população em geral, de que o agricultor também se preocupa com a parte ambiental”, refletiu Rafael Horita, produtor rural e representante da Aiba no ato.

Para a Uneb os benefícios gerados pelo Laboratório de Produção de Mudas vão além do meio acadêmico. O coordenador do projeto, Fábio Oliveira, garante que é ampla a utilização das mudas em diversos setores. “O benefício maior desse projeto é poder relacionar os fatores econômico, social e ambiental em um mesmo ambiente. É o tipo de iniciativa que alcança estudantes, professores, meio ambiente, atividade econômica e a comunidade em geral”, opinou.

Prêmio ANA

Uma das iniciativas que recebem as mudas do Laboratório da Uneb, o Programa de Recuperação de Nascentes, executado por Aiba e Abapa desde 2018, chamou a atenção na mais importante premiação voltada para projetos de conservação dos mananciais hídricos do Brasil.“Nosso projeto está entre os finalistas do Prêmio ANA 2020. Esse sucesso só foi possível graças a parcerias que as instituições têm firmado junto à Aiba e a Abapa, somando esforços e chegando a esse resultado que favorece toda a região”, avalia Sérgio Pignata, analista ambiental da Aiba.

Além das entidades representativas do agronegócio, o Fundeagro e a Naandanjain também são parceiros do Laboratório de Produção de Mudas da Uneb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também