08 de março de 2021

Projeto Horta na Escola premia alunos da rede pública de Barreiras

Alunos da Escola Alcyvando Ligouri da Luz II, em Barreiras, e da Escola Miguel Pereira Gomes, na zona rural do município, que integram o projeto Horta na Escola, receberam, na última quinta-feira (04), 50 kits escolares compostos por: caderno, lápis, borracha, mochila, régua e squeeze (garrafa d’água). A premiação, oferecida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), é uma forma de reconhecer a dedicação dos estudantes durante o período de aprendizagem.

O projeto Horta na Escola é coordenado, conjuntamente, pelas secretarias de Educação e Agricultura do município de Barreiras, em parceria com a Aiba e o apoio do Núcleo Mulheres do Agro. Implantar hortas, trabalhar a multidisciplinaridade, atuar na promoção da educação ambiental e da sustentabilidade na agricultura são os principais objetivos da iniciativa.

Conceitos biológicos e as técnicas agronômicas fundamentam o ensino sobre os nutrientes do solo, importância da luminosidade, temperatura e seus efeitos nas culturas, fotossíntese, fatores para o desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e as medidas de áreas.

“Em um mundo em constante crescimento populacional, precisamos ensinar mais pessoas a produzir alimentos, para nos distanciarmos de crises alimentares, principalmente em áreas mais carentes”, disse Hélio Hopp, produtor rural e diretor-financeiro da Aiba, no momento da entrega dos kits. “Para ser considerado um bom produtor, antes de tudo, tem que ser um bom cuidador do solo e do ambiente, porque é dele que vem nosso sustento. É isso que temos ensinado a essas novas gerações com projetos como o Horta nas Escolas”, finalizou.

Participaram do ato de entrega, técnicos e coordenadores da Aiba e da Prefeitura Municipal de Barreiras e Rosane Hopp, representante do Núcleo Mulheres do Agro.