16 de abril de 2021

Programa Fitossanitário da Soja entrega EPI’s para fiscais e técnicos da Adab

O Programa Fitossanitário da Soja doou aos fiscais e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), uma série de itens de EPI (Equipamento de Proteção Individual), que serão utilizados na verificação das máquinas que são transportadas de outras regiões para a colheita da safra no oeste baiano. O equipamento tem a função de evitar a contaminação das equipes pela Covid-19.

“A inspeção em caminhões e plataformas, com máquinas e implementos agrícolas, que são operados por outras pessoas, é de alto risco, em função da Covid-19. Como o trabalho na produção agrícola não para, a fiscalização deve ser mantida durante todo o processo”, afirma o fiscal agropecuário Nailton Almeida, da Adab, durante a entrega dos kits, realizada por Élio Engelmann, da Aiba, entidade parceira da iniciativa.

Máscaras KN 95, jalecos descartáveis, caixas de luvas, toucas, óculos de proteção, álcool líquido e em gel, pulverizadores 500 ml e protetores faciais com viseira estão entre os itens recebidos pela agência.

Para evitar a contaminação por fungos , insetos e outros micro-organismos, o maquinário deve ser lavado e inspecionado antes de ser usado na lavoura. A fiscalização tem como objetivo principal, impedir a entrada de pragas como a Amaranthus Palmeri, que tem efeito altamente danoso registrado em plantações de outras regiões do País. “Com esse apoio do Programa Fitossanitário, as barreiras fixas e móveis da Adab vão intensificar a programação”, conclui Nailton.

Ascom Aiba