Programa ambiental da Aiba e da Abapa concorre a premiação nacional

AIBA - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia > Notícias > Notícias > Programa ambiental da Aiba e da Abapa concorre a premiação nacional

Uma das ações mais relevantes para o futuro dos rios e mananciais hídricos da região oeste, o Projeto de Preservação e Recuperação de Nascentes, executado em parceria pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), está entre os finalistas do Prêmio anual da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A iniciativa avalia, nesta edição, 24 projetos, em oito categorias, voltados para o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente da água.

Mantido por produtores rurais do oeste baiano, o projeto foi selecionado para a fase final do Prêmio ANA por promover, desde 2018, ações de recuperação e intervenções em 63 nascentes nos municípios de Barreiras, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Jaborandi, Cocos, Mansidão, São Desidério e Wanderley. “Os produtores baianos chegaram na frente ao investir e articular este grande projeto, em parceria com os municípios e populações destas localidades. Recuperar nascentes contribui diretamente para a regularidade da vazão da água para os múltiplos usos, incluindo atividades produtivas como agricultura e pecuária”, afirma a diretora de meio ambiente e irrigação da Aiba, Alessandra Chaves.

No início da pandemia o trabalho foi paralisado, mas retomou as visitas técnicas para cumprir a programação em outras 55 nascentes. Além das atividades realizadas, o projeto dedicou esforços para a sensibilização de cerca de mil moradores e estudantes das escolas próximas às comunidades ribeirinhas onde nascentes foram protegidas ou recuperadas. Mais de 170 profissionais ligados às prefeituras também foram capacitados para aplicar técnicas de proteção e a operação de diferentes métodos de recuperação já consolidados para a área de Cerrado.

Outras 210 nascentes foram identificadas para futura avaliação e, se necessário, a intervenção com aplicação do método caxambu, cercamento, reflorestamento e adoção de ações educativas com as populações vizinhas.

O resultado do Prêmio ANA será divulgado no dia 21 de março de 2021, quando se celebra o Dia Mundial da Água. Os concorrentes do projeto oestino são “Captação de Águas de Chuvas para a Produção de Alimentos Saudáveis, do Centro de Educação Popular e Formação social”; e projeto “Plantando Águas”, da Iniciativa Verde. O programa de Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes dos produtores rurais da região oeste conta com financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Facebook

Histórico de Publicações

Siga-nos no Instagram

Acesse também